Incêndios danificam caminhões dos Bombeiros de Teutônia

2005
Veículo mais antigo da frota precisa ter os quatro pneus trocados. Créditos: CBVT/Arquivo

O grande número de incêndios em áreas de difícil acesso atendidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia (CBVT) desde o início do verão resultaram em danos aos três caminhões de combate da organização, que não estão em circulação.

Conforme o comandante Everton Luandro Bão, não há previsão de retorno dos veículos, uma vez que o valor de conserto é muito alto. “Como somos uma entidade voluntária, não temos um grande valor em caixa, uma vez que os repasses das prefeituras quase não cobrem nossos gastos”, lamenta.

Um dos exemplos é o caminhão mais antigo da corporação, cujos quatro pneus precisam ser trocados. “Um já estourou e os outros três estão bem danificados devido aos terrenos em que transita, geralmente mata a dentro. Cada pneu custa em torno de R$ 3.200”, cita Bão.

Outro caminhão teve estourada a bomba de água, usada no combate a incêndios. Esse aparelho só possui peças em Erechim e o seu conserto deve passar dos R$ 4 mil.

O terceiro caminhão está com a junta do cabeçote estourada. Como o mecanismo estragou na sexta-feira, o orçamento ainda está sendo realizado.

“Tivemos um grande aumento de focos e nossas viaturas não são novas, acabando por serem danificadas nas ocorrências. Sem contar com o aumento de consumo do combustível, que também precisa ser pago por nós”, completa.

Devido aos estragos, no momento o CBVT está solicitando auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar de Estrela e ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante/Colinas (Imicol).

- publicidade -