Estrela reúne clubes para a primeira reunião do Campeonato Municipal de Futebol

747
Clubes voltarão a se reunir no dia 1º de fevereiro para definir o Campeonato Municipal de Estrela // Crédito: Lucas Leandro Brune

A primeira reunião preparatória para o Campeonato Municipal de Futebol 2023 foi realizada na noite desta quarta-feira (25/1), na sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela. Depois da retomada em 2022, o campeonato tem data inicial programada: 5 de março.

Nove clubes estiveram reunidos: Atlético Estrelense, Aimoré, Geraldense, Veteranos da AEMBI, São Luís, Arroio do Ouro, União da Boa União, Atlântico e Alto da Bronze. Na primeira fase, todos jogam contra todos. Os oito primeiros classificam-se para as quartas de final. O mata-mata será em jogo único. Os quatro classificados para a semifinal também se enfrentam em jogo único. As finais serão em dois jogos. Entre os quatro eliminados nas quartas de final, os dois de melhor disciplina decidirão um troféu Prata, na preliminar da decisão principal.

O secretário Joel Barcelos Mallmann apresentou diretrizes do campeonato. Destacou a organização por meio do desportista Zé Mário e a definição de arbitragem com a ARA. “Estamos adotando as medidas para ter um bom campeonato do começo ao fim”, disse.

Zé Mário, ex-jogador e hoje organizador de campeonatos, também foi contratado, através de sua empresa, para assessorar a competição. Ele será o elo entre clubes, secretaria e árbitros. Falou sobre a importância do campeonato para as comunidades e para o Município. Informou o desejo de ter um árbitro federado para a rodada inicial da competição.

Gilberto “Beto” Gewehr comentou a relevância dos jogos para manter as comunidades em atividade. Também frisou que “o respeito é o segredo do sucesso” de um campeonato.

Jorge Dutra trouxe apontamentos e regras do campeonato. Cada clube pode inscrever 22 atletas, mais três menores de 18 anos. O campeonato será disputado apenas por estrelenses, obedecendo os critérios adotados para a inscrição dos mesmos. Uma mudança é ter dois jogos na final – um em cada praça esportiva. A disciplina seguirá como primeiro critério para o mando de campo na fase eliminatória.

Os clubes decidiram pela reunião definitiva na próxima quarta-feira (1º/2). Com os clubes confirmados será possível sortear os adversários da primeira rodada. A única definição é a abertura da competição na Linha Lenz, sede do campeão de 2022, Atlético Estrelense. O clube jogará a partida de abertura do certame.

- publicidade -