Escolas estaduais realizam Estudos de Recuperação do dia 8 ao dia 17 de fevereiro

1010
Imagem Ilustrativa / Crédito: Freepik

A Secretaria da Educação (Seduc) do Estado realiza os Estudos de Recuperação do dia 8 ao dia 17 de fevereiro. A ação oportuniza aos alunos que não conseguiram alcançar nota suficiente recuperem as aprendizagens essenciais para o próximo ano letivo. Isso possibilita a aprovação do indivíduo caso alcance os índices necessários.

O projeto também tem o objetivo de amenizar as influências da pandemia no aprendizado, após o período sem aulas presenciais nas escolas. A medida é válida em caráter excepcional apenas para este ano e será realizada com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou que tiveram frequência menor que 75% em 2022.

Os estudantes que não foram aprovados receberam durante o mês de dezembro seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, indicando quais matérias são necessárias recuperar para a conseguir passar para o próximo ano/série.

O movimento na rede estadual ocorreu nos dias 19 e 20 de janeiro, quando houve encontros entre a Seduc e os 30 representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O intuito foi planejar estratégias e ações para que as escolas recebam os estudantes nas datas definidas.

De sexta-feira (27/1) até terça-feira (31/1), acontecerão encontros entre as equipes diretivas dos educandários com as respectivas Coordenadorias de Educação das suas regiões para orientações e desenvolvimento das atividades.

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, avalia que os Estudos de Recuperação consideram a singularidade de cada estudante e a diversidade de circunstâncias que comprometeram seu desenvolvimento no ambiente escolar. “Este programa não é um sistema de aprovação automática. Ao contrário, é um período de estudos e oportunidades para os estudantes. Esta é uma situação emergencial para que possamos dar sequência à trajetória curricular dos alunos atingidos diretamente pela pandemia”, explica Raquel.

Orientações
No Plano de Estudos de Recuperação também foram indicados aos estudantes materiais como livros didáticos, plataformas de leitura e conteúdos da plataforma Google Sala de Aula, entre outros.

O supervisor ou a equipe diretiva será responsável pela organização das atividades presenciais, bem como garantir a execução do cronograma de estudos organizado pela escola.

A família do aluno recebeu o boletim de desempenho dele e o Plano de Estudos de Recuperação. Também foi informada sobre a necessidade do comparecimento do estudante nas atividades presenciais indicadas no cronograma, sendo esta a única forma de acesso à oportunidade adicional.

- publicidade -