Arboriza Teutônia deve ser retomado em maio

353
Após quase três anos de projeto, cerca de 200 árvores foram plantadas na cidade / Crédito: Camille Lenz da Silva

Durante o programa Comunidade Alerta do dia 4 de fevereiro, ouvintes trouxeram relatos sobre a falta de árvores em Teutônia e o calor enfrentado por quem precisa se deslocar a pé pela cidade. De fato, no início do ano o município novamente figurou em destaque nacional devido às fortes ondas de calor, fator que vem se repetindo, pelo menos, desde 2019.

Um dos projetos lançados pelo Executivo em 2020 visando, entre outros, remediar esta situação, foi o Arboriza Teutônia. Previa, em etapa inicial, o plantio de 147 mudas em todos os bairros da cidade, das quais aproximadamente 100 foram plantadas. As demais se somaram a outras 20 alocadas entre 2021 e 2022.

Conforme a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, uma nova etapa do projeto está em planejamento neste momento. “O preparo das covas com colocação de tubos será providenciado e o plantio das mudas será iniciado em maio”, explica. A estimativa é que 150 mudas sejam plantadas e outras 50 replantadas em cinco ruas da cidade.

Lídia pontua, no entanto, que nem todas as localidades poderão ser contempladas com o projeto, uma vez que o plantio depende de vários fatores, como largura da calçada, tubulação de água, fios de energia, entradas de carros e esquinas de ruas. “Cada solicitação precisa passar por uma análise da parte ambiental e da parte de localização”, acrescenta.

Como aderir

Conforme as informações fornecidas no portal do Executivo, os munícipes que tiverem interesse em aderir ao projeto de arborização deverão protocolar um pedido de viabilidade de arborização junto à Secretaria da Fazenda, setor de Protocolos, na sala 14. Neste documento, é necessário que os requerentes sejam os proprietários dos lotes correspondentes à extensão de uma quadra, e todos precisam assinar o requerimento.

Feito o protocolo, os profissionais do setor de engenharia e do meio ambiente farão um levantamento no local, verificando a viabilidade do plantio e quais as espécies indicadas. Posteriormente, a Prefeitura disponibilizará a mão de obra para o plantio nos locais pré definidos. A obtenção das mudas deverá ser por doações de apoiadores do projeto ou dos próprios munícipes.

O projeto de arborização urbana de Teutônia envolve a Prefeitura, a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), a Cooperativa Certel, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e o Comitê de Governança de Teutônia.

Previsão para 2023

Ruas contempladas pelo Arboriza Teutônia em 2023:
Rua Jucelino Kubistschek – Bairro Canabarro
Avenida 1 Leste – Bairro Centro Administrativo (replantio de mudas)
Rua Rudi Wallauer – Bairro Centro Administrativo
Rua Guilherme Brust – Bairro Languiru
Rua Cristiano Ahlert – Bairro Teutônia

- publicidade -