EMEI Cora Coralina amplia em 50 as vagas na Educação de Teutônia

Obra foi inaugurada na manhã de sábado (11/2).

468
Abertura da nova escola ajudará a reduzir a fila de espera por vagas. Créditos: Marcos Vinícius Bilhar

Na manhã do último sábado (11/2), foi inaugurada em Teutônia a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Cora Coralina. O educandário começará a atender as crianças com idade entre zero e três anos e 11 meses da comunidade a partir do dia 23 de fevereiro.

A casa adquirida pelo Município em 2020 está situada no Bairro Canabarro, na localidade de Travessão, e recebeu investimento superior a R$ 687 mil. Foi redesenhada para receber as crianças, com salas de aula, amplo pátio e brinquedos para desenvolver a parte motora e lúdica dos alunos.

O educandário funcionará das 6h20 às 18h. As crianças receberão quatro alimentações por dia e, além das atividades pedagógicas, haverá aula de música e de educação física. Elaine Guterrez será a diretora da escola.

A inauguração contou com a presença do prefeito e vice-prefeita, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Karla Heller, da coordenadora pedagógica do município, Andréia Luersen, da secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert e do vereador Evandro Biondo, representado o legislativo municipal.

O prefeito Celso Aloísio Forneck manifestou o sonho de zerar a demanda de aproximadamente 360 vagas na fila de espera da Educação Infantil. “Uma obra dessa grandiosidade nos dá motivação para que possamos, cada vez mais, caminhar neste propósito, de que a Teutônia que queremos para o futuro começa na sala de aula. É contagiante poder conversar com as famílias e ver o quanto elas têm orgulho do conceito de educação que estamos propondo para o município”, reforça. 

“Para entregarmos ainda mais resultados às comunidades, precisamos trabalhar em conjunto, pensando no agora e projetando o futuro. Precisamos unir forças, especialmente com os vereadores, para que mais serviços e obras possam ser entregues ao povo teutoniense”, completa.  

A vice-prefeita Aline Rohrig Kohl destacou os investimentos municipais voltados à educação durante os dois primeiros anos de governo. “Não poupamos esforços para que este dia chegasse, e a recompensa por todo o trabalho virá quando as salas de aula estiverem cheias de alunos e professores. Já investimos muito na Educação Infantil, abrindo agora a segunda escola. Mais obras sairão neste ano”, revelou.

Aline citou ainda a atuação junto às escolas de Ensino Fundamental, com a ampliação da EMEF 24 de Maio e as obras na Bento Gonçalves. Lembrou ainda os investimentos junto ao turno inverso, ampliando em 108% o número de vagas oferecidas.

Após apresentada a equipe que atuará no educandário, as autoridades locais realizaram o descerramento da placa inaugural e a abertura da escola aos presentes.

Quem foi Cora Coralina

Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, Cora Coralina era poetisa e contista. Começou a escrever os seus primeiros textos aos 14 anos, publicando-os posteriormente nos jornais de Goiânia e em outras cidades. Seu primeiro livro, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, foi publicado apenas em 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade.

Mulher simples, doceira de profissão, viveu longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produzindo uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Faleceu em 1985, aos 95 anos.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.