2º Na Cozinha com a Languiru forma apenadas em Lajeado

Projeto visa realocação profissional das detentas após cumprimento da pena.

367
Apenadas receberam certificado de participação nas oficinas. Créditos: Éderson Moisés Käfer/AI Languiru

Na quinta-feira (9/2) ocorreu, em solenidade no Presídio Estadual Feminino Miguel Alcides Feldens, em Lajeado, a formatura das apenadas que participaram da 2ª edição do programa “Na Cozinha com a Languiru – Estabelecimentos Prisionais”. A iniciativa da Cooperativa Languiru envolveu a realização de dez oficinas que buscaram preparar mulheres para a recolocação no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

O programa vem se consolidando como protagonista na construção de uma sociedade menos discriminatória e mais acolhedora, aliando a gastronomia à oportunidade de reinserção social e tendo como parceiros empresas interessadas em quebrar padrões, como a chef Christiana Garcia, que ministrou as oficinas às apenadas em 2022.

Reconhecimento e valorização

Durante a solenidade, os pronunciamentos enalteceram a condução do programa e a importância dos apoiadores. O diretor geral da Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo (SSPS), Pablo Rodrigues, observou que esse tipo de iniciativa transforma a vida das pessoas e da sociedade. “Alguns ‘afinam e desafinam’ na vida. No entanto, aqui ocorre uma transformação silenciosa. Queremos multiplicar essa experiência”, afirmou.

A chefe do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Fernanda Dias, entende que o programa faz as pessoas sonharem com dias melhores. “A aptidão e o saber profissional nos oportunizam trilhar caminhos nunca antes imaginados”, acrescentou.

Para a delegada da 8ª Região Penitenciária, Samantha Longo, o desejo de mudar de vida das pessoas impulsiona o desenvolvimento de outros projetos. Nesse sentido, adiantou que serão buscados novos parceiros. “Nós, como servidores, temos o dever de proporcionar educação, saúde e trabalho nas unidades. Não tenho dúvidas que essa oportunidade vai fazer a diferença na vida de vocês”, afirmou dirigindo-se, especialmente, às apenadas.

A diretora do Presídio Estadual Feminino de Lajeado, Rita de Cássia Antocheviz, reiterou que o programa beneficia tanto as famílias das apenadas como a sociedade. “Iniciativas assim têm um grande potencial transformador na vida de mulheres que se encontram privadas de liberdade. O trabalho dignifica as pessoas”, enalteceu.

Para a chef Christiana Garcia, o sistema prisional e a Cooperativa Languiru estão fazendo a sua parte. “Eu só monitorei e elas produziram. Acredito muito no potencial delas”, frisou.

O gerente-executivo de Marketing, Varejo e Desenvolvimento Cooperativo da Languiru, Alexandre Marcelo Schneider, refletiu sobre o contexto do sistema prisional e ressaltou as parcerias entre iniciativa privada e poder público em projetos sociais. Sobre as oficinas de culinária, observou que o processo de aprendizado é uma construção. “A cooperativa está contribuindo para a ressocialização destas pessoas, e isso nos gratifica”, pontuou.

Emoção

O cerimonial também reservou um momento de grande emoção, com o depoimento de uma ex-apenada da casa prisional. Com lágrimas nos olhos, comemorou a vaga de emprego que conseguiu numa empresa de Lajeado. “Todo mundo quer mudar de vida e quer uma segunda chance. A saída é difícil, mas não desistam. A sociedade é de todos nós”, disse.

Solenidade

O coquetel servido na solenidade foi preparado pelas próprias apenadas. Os convidados puderam degustar bolos de iogurte e chocolate, bem como pasteis de frango, cujas receitas foram trabalhadas durante o curso. Para completar, cada apenada recebeu certificado atestando a formação em práticas culinárias.

Doces e salgados do coquetel foram preparados pelas próprias apenadas. Créditos: Éderson Moisés Käfer/Cooperativa Languiru

Também participaram da formatura a psicóloga da Divisão de Projetos Especiais e Alternativas Penais, Rosane Lucena, os representantes da coordenação técnica da 8ª Região, Gustavo Freitas e Paula de Almeida e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker.

O programa

A 2ª edição do programa “Na Cozinha com a Languiru – Estabelecimentos Prisionais” envolveu dez oficinas, realizadas entre agosto e setembro de 2022, totalizando 35 horas/aula. As aulas ocorreram na cozinha industrial do presídio, e as apenadas receberam instruções de como preparar massas, salgados, bolos, sobremesas e doces gourmet. Também receberam dicas sobre modelos de preparo e manejo de utensílios domésticos. A 1ª edição ocorreu no primeiro semestre de 2022.

A iniciativa na casa prisional remete ao Acordo de Cooperação de FPE nº 2969/2021, celebrado entre a Cooperativa Languiru e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, com a mediação da Superintendência dos Serviços Penitenciários e Departamento de Projetos Especiais e Alternativas Penais. O acordo objetiva proporcionar a realização de práticas sociais educativas para pessoas presas, no âmbito da Superintendência (página 120).

Outra edição do programa, a “Centros da Juventude – Preparando Novos Chefs”, envolvendo jovens da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, realizou formatura no dia 8 de fevereiro. Na capital, a iniciativa é realizada desde novembro de 2020.

Também em 2022 teve início a edição “Mulheres Cooperadas”, que formou as associadas em novembro durante a solenidade de aniversário da empresa.

- publicidade -