Teutônia decreta situação de emergência

501
A baixa pluviosidade gerou prejuízo na safra agrícola de verão / Crédito: Imagem Aérea RS / Divulgação

Na quarta-feira (15/2) a prefeita em exercício, Aline Röhrig Kohl, assinou o Decreto nº 3215/2023 declarando situação de emergência em Teutônia. A circunstância se dá em virtude da estiagem provocada pela redução de chuvas, e que resultou em perdas excessivas em lavouras de soja, culturas dos milhos grão e silagem e da bovinocultura de leite.

O setor da agropecuária também foi afetado. Conforme relatório, o cenário incomum afeta de forma mais expressiva a área rural do município. A baixa pluviosidade gerou prejuízo na safra agrícola de verão. Ainda conforme o Relatório de Estimativa de Perdas, elaborado pela Emater-RS/Ascar, os prejuízos econômicos e sociais são constantes.

Uso racional da água

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia afirma que a cultura de subsistência, conhecida popularmente como agricultura familiar, também foi atingida. A pasta ressalta prejuízos no abastecimento de água em lagoas e açudes para o consumo de animais.

A secretaria pede conscientização da população no uso de recursos de maneira racional. É possível economizar reaproveitando a água da máquina de lavar roupas, evitando lavar calçadas e veículos, verificando e corrigindo vazamentos e mantendo a torneira fechada ao lavar louça e realizar a higiene pessoal.

- publicidade -