Forças de segurança são homenageadas por redução de homicídios em Lajeado

Oito distinções foram entregues a superiores e a entidades.

312
Ato ocorreu na manhã desta quarta-feira no gabinete do prefeito. Créditos: Rafael Scheeren Grün/AI Lajeado

Autoridades das forças de segurança de Lajeado receberam, nesta quarta-feira (8/3), uma homenagem do Executivo pela redução do número de homicídios registrados no município em2022. O ato ocorreu no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, onde foram entregues placas a autoridades e instituições.

Conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, a média do número de homicídios dolosos na última década em Lajeado é de 16,6 por ano. “Em 2014, por exemplo, Lajeado registrou 30 casos. Em 2019, ano em que foi lançado o Pacto Lajeado pela Paz, registramos 20 homicídios. Desde então, estes números têm reduzido, com oito homicídios em 2021 e sete no ano passado” relatou. Locatelli salientou que, nos últimos dois anos, os números ficaram abaixo de 10, o que não ocorria desde 2009.

Homicídios dolosos em Lajeado, de 2002 a 2022. Créditos: Prefeitura de Lajeado/divulgação

O prefeito Marcelo Caumo destacou a integração entre as forças de segurança, Poder Judiciário e Ministério Público como principal contribuinte para a redução do número de homicídios. De forma unânime, as autoridades de segurança que se manifestaram também apontaram a integração como a chave para chegar a este resultado. A redução foi, inclusive, elogiada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, quando em janeiro deste ano apresentou um balanço das ações do programa RS Seguro.

Homenagens

A distinção foi entregue ao delegado de Polícia Civil de Lajeado, Márcio de Abreu Moreno, à delegada diretora da 19ª Delegacia de Polícia Regional de Lajeado, Shana Luft Hartz, à delegada penitenciária regional da 8ª Região da Susepe, Samantha Lopes de Moraes Longo e ao tenente-coronel comandante do 22º BPM da Brigada Militar, Alessandro Augusto Bernardes dos Santos. Também foram agraciados com a homenagem os seguintes órgãos de segurança: Delegacia de Polícia Civil de Lajeado, 19ª Delegacia de Polícia Regional de Lajeado, 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe e 22º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar.

Prefeito Marcelo Caumo e vice-prefeita Glaucia Schumacher com os homenageados. Créditos: Rafael Scheeren Grün/AI Lajeado
- publicidade -