EGR confirma obras no Bairro Boa União e na Ponte Seca, em Estrela

O diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Záchia, esteve no município.

470
Crédito: Júlio César Lenhard / Governo de Estrela

O município de Estrela recebeu, nesta quinta-feira (9/3), o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia. O empresário confirmou a construção de uma rótula no Bairro Boa União, na saída da RSC-453 – na Rota do Sol, até o fim de junho. A companhia apresentou também o alargamento da “Ponte Seca” sobre a BR-386, no acesso principal do município.

A criação da rótula integrará um conjunto de melhorias necessárias para solucionar um problema antigo: o congestionamento local devido ao alto fluxo de veículos.

Uma comitiva liderada por Záchia e pelo prefeito de Estrela, Elmar Schneider, visitou ao menos três pontos de atenção à mobilidade no município. Acompanhados do diretor-técnico da EGR, Luís Fernando Vanacôr e secretários municipais, o grupo verificou pontos estratégicos que requerem intervenções da empresa estatal.

Rótula

O primeiro deles é a intersecção entre a Rota do Sol (RSC-453) e a Avenida João Fell, que foi asfaltada com o intuito de ser uma via alternativa para caminhões desviarem o trajeto e desembocarem direto na BR-386, sem passagem por dentro do maior bairro de Estrela.

A obra no Bairro Boa União facilitará o fluxo dos veículos, reduzindo a velocidade daqueles que vêm no sentido Serra – Estrela. O local já registrou inúmeros acidentes e, inclusive, possui uma lombada eletrônica.

Ponte Seca

Conforme o gestor da estatal, na Ponte Seca a proposta é de buscar recursos para os trabalhos após o município fornecer o projeto. O valor estimado é de cerca de R$ 10 milhões. Está previsto o alargamento em cerca de 2,5 metros da ponte, o que possibilitaria a implantação de uma terceira faixa no sentido Centro/Boa União. “Consideramos esse trecho o maior gargalo do nosso trânsito e com essa proposição da EGR começamos a vislumbrar uma solução”, afirma Schneider.

Agora, técnicos do governo local e da estatal discutirão os detalhes para criação do projeto dentro dos padrões necessários. “Com o Município entregando o projeto pronto, adiantaremos em muito essa solução. Atendemos centenas de municípios, com uma equipe limitada. Essa parceria é fundamental”, ressalta Vanacôr.

- publicidade -