Amvat e Amat debatem referência em traumato-ortopedia para o Hospital Estrela 

Associações reunirão prefeitos para analisar proposta de custeio tripartite entre União, Estado e municípios.

276
Reunião apresentou a proposta do Hospital Estrela para aceitar a demanda regional. Créditos: Jônatas dos Santos/Governo de Estrela

Em reunião na manhã desta segunda-feira (13/3) no gabinete do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, foi dado andamento às tratativas para o credenciamento do Hospital Estrela como referência em média e alta complexidade em traumato-ortopedia na região do Vale do Taquari.

Schneider, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), esteve junto do secretário municipal de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, da equipe jurídica do município e dos representantes da direção do Hospital, Johnnie Locatelli e José Clóvis Soares.

Também estiveram presentes a coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, Rafaela Fagundes, o prefeito e a secretária de Saúde e Meio Ambiente de Encantado, Jonas Calvi e Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, o prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Manoel Ferreira Michelon e representantes da Secretaria Estadual da Saúde, que participaram de forma on-line.

Michelon e Calvi são presidente e secretário-executivo da primeira gestão da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), entidade que se desfiliou da Amvat em 2022 e engloba 18 municípios.

Propostas

Representantes do Hospital Estrela apresentaram proposta para o custeio dos serviços, assumindo cirurgias eletivas de alta e média complexidade, além das consultas pré e pós-operatório. As receitas para custear o serviço seriam divididas de forma tripartite, com recursos dos governos estadual e federal, e também dos municípios.

Uma proposta de investimento por parte do Hospital já foi apresentada ao Estado, e agora entidades como Amvat e a Amat reunirão seus prefeitos e secretários de Saúde para analisar a forma de participação dos municípios. Isto deve ocorrer em assembleias extraordinárias na próxima semana.

Reuniões já ocorreram anteriormente em Porto Alegre, na sede da Secretaria Estadual de Saúde, oportunidades em que a secretária Arita Bergmann colocou o Estado como parceiro nessa proposição.

- publicidade -