Prefeito e secretário de Estrela discutem junto ao Estado propostas para a Saúde

O município é um dos beneficiados com o repasse de recursos do Governo pelo Fundo Estadual de Saúde.

499
Reunião discutiu demandas de Estrela e região, entre elas na área de traumato-ortopedia. Créditos: Marcelo Bernardes - SES/RS

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, e o Secretário Municipal de Saúde, Celso Kaplan, foram nesta semana à Capital para discutir, junto à Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, a viabilidade de tornar o Hospital de Estrela referência regional na área de traumato-ortopedia para média e alta complexidades.

A diretora do Fundo Estadual de Saúde, Meriana Farid El Kek, a coordenadora da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rafaela Fagundes, e a chefe de gabinete da Prefeitura de Estrela, Andressa Traesel também participaram do encontro. Arita recebeu os pedidos dos gestores municipais e solicitou o envio de um plano operativo para avaliação técnica e financeira da proposta.

Segundo Schneider, esse é um dos principais gargalos da saúde na região. Atualmente, a referência para Estrela e outros municípios do Vale do Taquari é Canoas. “A região clama por esta referência. Com ela, teremos mais segurança para prestar um serviço de qualidade à população”, explica o secretário Celso Kaplan.

Postos de saúde

Os representantes de Estrela também apresentaram a demanda pela construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, que será analisada pela Secretaria Estadual da Saúde.

O município é um dos beneficiados com o repasse de recursos do Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Saúde, e utilizará os valores na construção do novo posto de saúde do Bairro das Indústrias.

Hoje, o serviço funciona em local alugado e atende quatro mil moradores. Com os recursos, passará a contar com prédio próprio, oferecendo atendimento clínico, odontológico, psicológico e de nutricionista como parte da Estratégia de Saúde da Família. Segundo Schneider, a obra deve ficar pronta em seis meses.

- publicidade -