Estado homologa Decreto de Situação de Emergência em Estrela em razão da estiagem

Segundo o levantamento da Emater-RS/Ascar, o município de Estrela teve perdas que ultrapassam o valor de R$ 27 milhões nesta estiagem.

331
Sulzbach comemora a homologação do decreto, o que vai trazer benefícios para o campo neste momento de dificuldades Crédito: Júlio César Lenhard/ AI

Nesta terça-feira (14/3), foi homologado por parte do governo estadual, o Decreto de Situação de Emergência de Estrela em razão da estiagem, emitido no dia 22 de fevereiro pelo prefeito Elmar Schneider. Segundo o levantamento da Emater-RS/Ascar, o município de Estrela teve perdas que ultrapassam o valor de R$ 27 milhões nesta estiagem.

Conforme o secretário de Agricultura de Estrela, Douglas Sulzbach, o município passa a se habilitar para receber recursos do governo estadual. “Um dos exemplos desses recursos é o novo programa lançado, chamado Supera Estiagem, que vai beneficiar municípios que tiveram perdas significativas na questão econômica voltada à agricultura”, explica.

O titular da pasta informa ainda que algumas medidas de apoio passarão a ser implementadas no combate à estiagem para a Estrela, e com a homologação do Estado, o município estará habilitado para recebê-los. “Um dos possíveis recursos é a questão da anistia do Programa Troca-troca, além de recursos para abertura de açudes e outros projetos voltados à irrigação, cestas básicas, horas-máquinas, horas de caminhão pipa para o transporte de água potável quando necessário”, explica Sulzbach. Estrela aguarda agora a homologação por parte da União para também receber recursos a nível Federal.

- publicidade -