Feira Estrelas do Conhecimento é apresentada em Brasília

O lançamento da segunda edição do maior evento educacional de Estrela ocorre na próxima terça-feira (21/3).

362
Feira foi apresentada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Créditos: Divulgação

Com mais de 11,8 mil visitantes em sua primeira edição, em 2022, a Estrelas do Conhecimento – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia de Estrela segue colhendo frutos de sua estreia. A promoção do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está sendo apresentada nesta semana, em Brasília, como case de sucesso.

Com a próxima edição agendada entre 28 e 31 de agosto, novamente no Porto de Estrela, convites para participação e parcerias estão sendo feitos diretamente pela titular da Smed, Elisângela Mendes, a pontos estratégicos do Governo Federal.

Dentre eles, o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), os ministérios da Educação, Ciência, Inovação e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A feira estrelense, que neste ano será regional, foi convidada a se apresentar no Seminário de Gestores Educacionais, que reúne participantes de todo o País na capital federal. Uma delegação regional da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), da qual Elisângela é a atual presidente, se faz presente com representantes dos municípios de Estrela, Teutônia, Lajeado, Santa Clara do Sul, Doutor Ricardo, Poço das Antas e Cruzeiro do Sul.

Recentemente, a feira foi pauta de reunião do prefeito de Estrela, Elmar Schneider com a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, que prestigiou o lançamento e outros momentos técnicos durante a edição passada. “Estamos apresentando melhor nossa feira, agora nacionalmente, na busca de verbas e também parcerias que resultem em novidades e mais eficiência, diversidade e qualidade do nosso evento”, comenta a secretária. 

Regionalização

Com um dia a mais para a realização do evento, a feira busca ser ainda maior e regionalizada, com a participação não somente de escolas da rede municipal de outras cidades do Vale do Taquari, mas também de particulares e estaduais, o que exigirá uma maior demanda de tempo e espaços.

Os dias 28 e 29 estão reservados para a etapa municipal e os 100 trabalhos selecionados em Estrela, enquanto os dias 30 e 31 terão a fase regional. Até então, 15 municípios já sinalizaram sobre a participação.

Para a etapa regional, a expectativa é de receber até 100 trabalhos ao todo, número que ainda pode variar. Outra novidade é que a Educação Infantil também estará presente, com um espaço diferenciado em uma espécie de feira paralela, com trabalhos elaborados pelas crianças das Emeis de Estrela.

Ainda, para atender às necessidades recorrentes do maior número de trabalhos, de pessoas circulantes e da programação estendida, um novo espaço físico deverá ser utilizado, bem como ampliada a praça de alimentação e a área técnica.

Primeira edição teve mais de 11 mil visitantes. Créditos: FS Imagens / Educação / Governo de Estrela

Lançamento

O lançamento da feira já está acertado para o dia 21 de março, às 19h, na sede social da Soges, em Estrela. O evento terá palestra de Guto Niche Teixeira, doutor em Educação e líder do grupo de Educadores Google (Google For Education). A abertura terá o pianista Arthur Sulzbach. Mais informações pelo (51) 3981-1134.

Créditos: Divulgação
- publicidade -