Profissionais das Emeis de Lajeado recebem formação com Paulo Fochi, referência nacional

O evento também contou com o lançamento do Documento Orientador da Educação Infantil para a Rede Municipal de Lajeado.

413
Evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (20/3) no Teatro da Univates. Créditos: Laura Mallmann/AI Lajeado

Mais de 700 profissionais das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Lajeado participaram na manhã desta segunda-feira (20/3) da atividade de formação para simbolizar a abertura do ano letivo de 2023. O ministrante foi Paulo Fochi, pedagogo, doutor em Educação (USP) e referência em educação infantil.

O encontro, organizado pela Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria de Educação (SED), reuniu professores, monitores, equipes diretivas e professores da pré-escola das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Fochi abordou práticas pedagógicas e a necessidade de evolução sobre a compreensão da vontade das crianças em aprender. “Devemos criar um ambiente favorável para acolher as novidades e apresentar as tradições para aquelas crianças estão descobrindo um novo mundo. Outro passo importante na educação é desenvolver a fala das crianças. É necessário construir diálogos e desenvolver falas. É um processo de relação com o mundo para desenvolver essa habilidade. É necessário estimular que a criança desenvolva diálogos e não apenas respostas curtas”, ressaltou.

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, ressaltou a importância da formação infantil. “Nesse fim de semana encerramos o ciclo de formaturas da universidade, que foi iniciado em dezembro. É muito importante lembrarmos que toda essa trilha de educação iniciou com profissionais da educação infantil como os que estão aqui hoje. As formaturas aqui só acontecem porque vocês existem”, destacou.

Para a vereadora e presidente do Legislativo de Lajeado, Paula Thomas, os profissionais da educação infantil são agentes de transformação e trabalham diretamente com as crianças. “E nós temos certeza que elas estão muito bem assistidas”, ressaltou.

O evento também contou com o lançamento do Documento Orientador da Educação Infantil para a Rede Municipal de Lajeado, do qual Fochi foi consultor.

“Nosso tema é ‘Educação é a chave da transformação’, e os profissionais da nossa rede são essa transformação e fazem a diferença nas escolas. Este dia também é muito especial pela presença de Paulo Fochi e também pelo lançamento do Documento Orientador da Educação Infantil para a Rede Municipal de Lajeado, que será um norteador de vivências e experiências que permeiam as relações, as interações entre educadores, crianças e famílias. Além disso, é um documento que reitera o nosso compromisso com a educação infantil no nosso município”, destacou a secretária de Educação, Adriana Vettorello.

O palestrante

Paulo Fochi é fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil, doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP), mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS), especialista em Educação Infantil (Unisinos) e em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar).

Fochi é professor do curso de Pedagogia, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil e pesquisador colaborador do Instituto de Inovação para a Educação (Unisinos). Também é líder do Grupo de Pesquisas Curió (Unisinos/CNPq) e pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/CNPq).

É membro da Associação Criança (Braga, Portugal), dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0 a 3 anos e de Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (EECERA). Também já atuou junto ao Ministério da Educação.

- publicidade -