Prazo de cadastramento dos dois últimos grupos do Auxílio Emergencial Gaúcho encerra em 15 dias

MEI e trabalhadores formais desempregados dos setores de alojamento, alimentação e eventos têm até 10 de abril para se inscrever.

345

Os dois últimos grupos beneficiados pelo Auxílio Emergencial Gaúcho têm até 10 de abril para se cadastrarem no site, por meio da conta gov.br. O cadastramento começou em 10 de março e, conforme a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), até o momento foram contabilizados 8.931 registros, sendo 3.190 referentes a microempreendedores individuais (MEIs) e 5.741 a trabalhadores formais desligados, de uma projeção de 58.410 e 18.530, respectivamente. 

Os últimos grupos de beneficiados incluem MEIs e trabalhadores formais desempregados, ambos dos setores de alojamento, alimentação e eventos do Estado afetados por restrições durante a pandemia do coronavírus. Após esse período, as informações encaminhadas serão analisadas. A divulgação da lista dos contemplados está prevista para ocorrer até 5 de maio. 

A parcela do benefício será única, no valor de R$ 800, e paga por meio de transferência para conta corrente do Banrisul, de PIX pela chave CPF para qualquer conta bancária obrigatoriamente vinculada ao CPF do beneficiário ou de ordens de pagamento. Os pagamentos começam no dia 5 de maio e serão concluídos ainda no primeiro semestre. 

Na avaliação dos dados, caso o cidadão tenha preenchido mais de um cadastro, será considerado pelo Governo apenas o último enviado. Também não será pago mais de um benefício por pessoa, caso o usuário tenha realizado cadastro nas duas categorias atendidas (MEI e trabalhador desempregado). 

“Todos os potenciais beneficiários devem se cadastrar e seguir as etapas exigidas para ter acesso ao valor. É preciso ter muita atenção ao prazo porque não serão aceitos cadastros depois do dia 10 de abril”, reforça Vilson Covatti, o titular da Secretaria de Turismo (Setur), pasta responsável pelos repasses.

Instruções para cadastro

  • Acesse o portal Auxílio Emergencial Gaúcho;
  • Escolha o grupo ao qual pertence e clique em “Mais informações”;
  • Abaixo da informação sobre o período de cadastramento, clique em “Formulário de Cadastro”; 
  • Identifique-se com o login da conta gov.br;
  • Assinale as declarações e preencha as informações solicitadas;
  • Após preencher o formulário, verifique na tela a mensagem de confirmação de envio com sucesso. O usuário receberá no e-mail informado o número do protocolo.

Auxílio Emergencial Gaúcho

O Auxílio Emergencial Gaúcho, instituído pela Lei 15.604, vem atendendo os setores que foram mais afetados pelas restrições de circulação impostas pelo coronavírus. As três etapas do programa somam um total de R$ 106,9 milhões na forma de subsídio a cerca de 97,5 mil beneficiários. 

Nas duas primeiras etapas do auxílio, realizadas em 2021, os grupos beneficiados foram mulheres chefes de família e empresas do Simples Nacional, com atividade principal nos setores de alojamento, alimentação e eventos.

- publicidade -