Presidente da Amturvales avalia potencial econômico do turismo regional

451
Segundo Rossner, o turismo vem tomando grande proporção na região / Crédito: Divulgação

Qualificação do empreendedor, suporte aos gestores públicos e ser referência foram alguns dos tópicos apontados pelo novo diretor da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner. Eleito por unanimidade na semana passada, avalia que o turismo vem tomando grande proporção na região e por conta disso, se faz necessária uma chapa com lideranças das microrregiões.

Ao falar dos desafios que cercam a posição, Rossner fala sobre manter o trabalho que vem sendo feito, integrado com toda a região, para isso, a diretoria percorrerá os municípios da região. “O compromisso é manter o trabalho que já vem sendo feito com todos os presidentes”, afirma.

O turismo em si, apesar de seu potencial, não poderia se tornar a principal matriz econômica da região pois historicamente é uma região produtora de alimento de proteína animal, conforme aponta o diretor. “O legal do turismo é que ele consegue se conectar com outras matrizes, se você tem uma propriedade, você pode explorar ela por meio do turismo rural, do agroturismo”, exemplificou.

Rossner também falou sobre o período pandêmico, que trouxe como benefício a procura de pessoas por lugares cujo “turismo de massa” não estava desenvolvido, e a descoberta do Vale como uma região que ainda tem muita beleza para conhecer. “O próprio Vale acabou se descobrindo nesse momento de pandemia e ai a gente teve uma ascensão muito grande”, pontua.

Sobre o apoio necessário às associações que atuam no turismo de alguma forma, é preciso qualificar as informações obtidas para conseguir ter clareza no cenário, contribuindo assim, para a atrair investimentos. “É fundamental a gente ter na região um observatório turístico para levantar número e entender realmente qual é o fluxo da região, qual é a taxa de ocupação média da nossa ocupação na rede hoteleira”, reflete.

Confira a entrevista completa.

- publicidade -