Colégio Teutônia recebe visita de cônsul da Alemanha

Milan Simandl também participou de cerimônia de entrega de certificados em Língua Alemã para 43 estudantes.

540
Ao todo, 43 estudantes receberam certificados em diferentes níveis do aprendizado da Língua Alemã. Créditos: Leandro Augusto Hamester

O Colégio Teutônia recebeu, nesta terça-feira (28/3), a visita do cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandl. Ele cumpriu agenda de compromissos em Teutônia, dentre os quais reuniu-se com a Administração Municipal e visitou a Cooperativa Languiru.

Participou, também, da entrega de certificados em Língua Alemã para 43 estudantes do CT nas proficiências de nível A1, A2 e B1, das fases regional e estadual do Concurso de Leitura e do Concurso de Culinária em Alemão. Na visitação ao educandário, ele foi recebido pela direção, coordenações e professoras de Alemão.

A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no Auditório Central e reuniu estudantes e familiares. A recepção contou com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, que em julho organiza nova edição de turnê internacional com apresentações na Alemanha, na Bélgica e na Inglaterra.

Prática

O cônsul destacou a necessidade da prática constante da língua no processo de aprendizagem, comparando-a aos treinamentos esportivos, que visam alcançar melhores desempenhos. Falando em Português e em Alemão, parabenizou os estudantes e as famílias. “Fico muito feliz que o Colégio Teutônia esteja entre as escolas que oferecem a Língua Alemã e integram a rede Pasch, o que demonstra a alta qualidade das suas aulas de Alemão. Agradeço à direção e aos professores pelo empenho que resultou no grande número de diplomas entregues hoje. Além dos estudantes, parabenizo os pais por auxiliarem para o excelente desempenho de seus filhos no aprendizado da Língua Alemã”, disse Simandl.

Cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandl. Créditos: Leandro Augusto Hamester

Qualidade

O diretor do Departamento de Ensino do Goethe Institut Porto Alegre e representante da iniciativa Pasch – Escolas Parceiras, Adrian Kissmann, relacionou o aprendizado da Língua Alemã a um prédio. “Quanto mais subimos, mais abrangente será a visão que temos do horizonte, e a cada ano vejo os estudantes subindo novos degraus no aprendizado do Alemão. Precisamos de tempo para alcançar esse objetivo, mas com dedicação dos estudantes e o apoio de bons professores, tenho certeza de que todos têm a oportunidade de chegar no andar mais alto”, afirmou.

História

O diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, destacou que a valorização e promoção da Língua Alemã fazem parte da história do educandário ao longo dos seus 70 anos. “É um instrumento que amplia as possibilidades enquanto cidadãos de um mundo cada vez mais globalizado, onde as oportunidades se apresentam para quem está preparado”, frisou. Ele citou o incentivo à Língua Alemã na comunidade escolar. “O Alemão faz parte das nossas relações, e queremos ampliar nossas possibilidades na promoção da cultura e do idioma.”

No mês de abril o CT terá atividades especiais pela Semana da Língua Alemã, com vasta programação. Já em julho acontece festival de música e de teatro em Alemão.

- publicidade -