Lajeado seleciona finalistas do programa Acelera 2.0

As três ideias selecionadas recebem como premiação a oportunidade de fazer uma apresentação breve da sua startup no palco SEBRAE Like a Boss, no Gramado Summit 2023.

322
Os três finalistas do edital do Pro_Move Lajeado Acelera 2.0 foram conhecidos na noite de segunda-feira. / Crédito: AI

Na noite de segunda-feira (3/04) os três finalistas do edital do Pro_Move Lajeado Acelera 2.0 foram conhecidos, durante a cerimônia realizada no Teatro CEAT, do Colégio Evangélico Alberto Torres. Os projetos vencedores foram MindSense, Compakta Compostagem e PREFA, respectivamente.

O Acelera 2.0 é um programa de Aceleração de Negócios Inovadores e oferece mentorias e treinamentos para que os projetos possam evoluir. O Acelera 2.0 é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura (Sedetag), em parceria com o Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labi-lá), Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), Sebrae/RS e Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (AGIL).

Com o objetivo de incentivar a inovação no município, 15 ideias foram selecionadas na primeira etapa do edital, passando por mentorias e qualificações intensivas no Sebrae X desde janeiro. As três ideias selecionadas recebem como premiação a oportunidade de fazer uma apresentação breve da sua startup no palco SEBRAE Like a Boss, no Gramado Summit 2023. As duas melhores (MindSense e Compakta Compostagem) também recebem um pacote de oportunidades e benefícios com curadoria da Agil, e serão incubadas dentro do Labi-lá, Tecnovates ou outro local que possa contribuir, além de mentorias do Taquari Valley e Vibee Unimed. Eles ainda recebem o valor de R$ 1 mil por seis meses, totalizando R$ 6 mil, para cada vencedora, vinculado ao desenvolvimento da proposta inovadora apresentada e suas etapas.

As propostas vencedoras foram analisadas por uma banca avaliadora composta pelos seguintes participantes: Marcelo Caumo (prefeito de Lajeado), Paula Thomas (presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado), Patrícia Eckardt (gestora de aceleração Stars Aceleradora), Valmor Mantelli Jr. (analista de Projetos do Sebrae RS) e Douglas Scheibler (fundador e CEO da BIMachine).

Conforme a diretora de Inovação do Executivo de Lajeado, Mariela Portz, passada essa etapa de mentorias para aprimorar as ideias, as startups selecionadas entram no processo de aceleração para que realmente se tornem um negócio. “Todas as propostas têm como objetivo a melhoria de vida da cidade e das pessoas que aqui vivem. Neste tempo, as startups podem desenvolver e testar suas ideias. Temos como exemplo o MindSense, que é um aplicativo de Saúde Mental e Saúde Pública, que pode ser testado junto à rede pública de educação e ajudar a encontrar uma solução, já que a ansiedade é uma grande causa de ausência no trabalho”, explica.

Vencedores

1º – MindSense – Saúde Mental e Saúde Pública

2º – Compakta Compostagem – Tratamento do lixo orgânico

3º – Prefa 156 /Prefa Digital – Govtech – Canal de comunicação Gestão Pública e cidadãos

- publicidade -