Em Estrela, 79 produtores têm anistia no programa Troca-Troca de Sementes

Município conseguiu o benefício tendo em vista a declaração de Situação de Emergência reconhecida pelo Estado.

642
Créditos: Emater/RS-Ascar

A resolução que concede bônus de 100% para os agricultores inseridos no Programa Troca-Troca de Sementes, publicada na quinta-feira (6/4) no Diário Oficial do Estado é uma medida para auxiliar os produtores que há dois anos enfrentam situação de emergência provocada pela estiagem e tiveram prejuízos na produção de grãos, principalmente o milho, na safra 2022/2023.

Em Estrela, 79 agricultores se enquadram nessa situação, entre os que possuem os planos Safra e Safrinha. “É claro que é uma ajuda pequena, porém é muito bem-vinda e a gente valoriza isso”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Douglas Sulzbach. No município foram retiradas 317 sacas de milho, o que totaliza um valor superior a R$ 53 mil.

Ao todo, no Estado o valor anistiado chega a R$ 22,5 milhões e deve beneficiar aproximadamente 41 mil famílias. Todos os agricultores que aderiram ao programa em 2022 serão beneficiados com a medida.

O Programa Troca-Troca tem como objetivo disponibilizar sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos ou silagem para agricultores familiares.

- publicidade -