Após receber investimentos, Padaria Escola dobra produção em Teutônia

Mais de sete mil produtos panificados são produzidos mensalmente para atender alunos do Cemef e Escolas Multisseriadas do interior.

335
Créditos: AI Prefeitura de Teutônia

Visando a qualidade da alimentação ofertada às crianças e adolescentes nas escolas municipais, Teutônia investiu R$ 48 mil na compra de novos equipamentos para a Padaria Escola, que funciona junto ao Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cemef) Leonel de Moura Brizola.

Foram adquiridos refrigeradores, freezers, forno industrial, amassadeira, modeladora e fatiadora de pães, que resultaram na ampliação da produção de panificados utilizados na merenda escolar, dobrando a capacidade.

Mensalmente, as profissionais produzem cerca de sete mil pães de sanduíche integral, que atendem todas as escolas do município, inclusive as de Educação Infantil e comunitárias. Também são produzidas sete mil unidades de produtos de panificação por mês, que atendem os alunos do turno inverso do Cemef e escolas multisseriadas da zona rural. São lanches como pastel de forno, minipizza integral, bolos, cucas integrais, calça virada salgada assada, pretzel, empada integral e rosca caseira.

Grande parte dos ingredientes usados no preparo dos alimentos da Padaria Escola, bem como da merenda escolar, são oriundos da agricultura familiar do município e região. Os alimentos são orgânicos, agroecológicos e, em sua grande maioria, integrais. Possuem também as necessidades nutricionais para atender a todos os estudantes, inclusive àqueles com diagnóstico de doenças alimentares como diabetes, alergias ou intolerância alimentar e obesidade.

Paralelo a produção, a Padaria Escola também recebe este nome porque no local são desenvolvidas oficinas culinárias, que envolvem a participação de, aproximadamente, 150 estudantes por mês oriundos das escolas das redes públicas municipais e estadual.

De acordo com a nutricionista responsável pela merenda escolar, Lisângela Bagatini, é na infância que as crianças moldam o paladar e criam hábitos saudáveis em sua alimentação. “Com certeza este é um trabalho que deve ocorrer em parceria entre a escola e a família, para que as crianças aprendam, desde cedo, hábitos saudáveis, evitando problemas de saúde que têm atingido, cada vez mais, os brasileiros”, reforça.

Merenda Escolar

No ano de 2022, Teutônia serviu mais de 2,13 milhões de refeições para merenda de 4.300 estudantes das escolas de ensino infantil e fundamental do município, além dos educandários comunitários e a Apae. Isso representou um investimento de R$ 1,98 milhão dos recursos próprios do município em merenda escolar.

- publicidade -