Professoras da Univates publicam livros infantis

722
Livro Por quê? / Crédito: Divulgação

Através da Editora Appris duas docentes da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Morgana Domênica Hattge e Suzana Feldens Schwertner, compartilham histórias infantis.

As obras podem ser adquiridas on-line ou diretamente com as docentes, por meio de contato pelo WhatsApp (51) 998089823 (Suzana) e deste link (Morgana). Ambos os livros serão lançados no dia 25 de abril, em evento aberto ao público a partir das 18h30min no Laboratório Labrinque, da Univates.

Morgana Domênica Hattge é doutora em Educação e atua nos cursos da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) na Univates. Suzana Feldens Schwertner é doutora em Educação e atua nos cursos de graduação da área de Ciências da Vida, bem como no PPGEnsino. O lançamento da obra faz parte da programação do Observatório da literatura infantil e juvenil da Univates

“Por quê?”

O livro “Por quê?”, de Morgana Domênica Hattge, é um elogio às perguntas das crianças, os famosos porquês, muitas vezes amados e em certos momentos temidos pelas famílias. “No livro ilustrado, a imagem não representa o que está escrito, simplesmente, mas acrescenta outras nuances à história, traz elementos novos e convida o leitor a demorar-se na fruição do livro”, explica a professora.  Morgana destaca que as perguntas das crianças são genuínas, não são perguntas retóricas. “Elas nos dão a chance de ver o mundo de novo com um olhar de primeira vez. O livro quer celebrar o encantamento das crianças, a curiosidade. Mas, para além disso, a história provoca os adultos a pensarem acerca da necessidade vital que temos de perguntar. Ainda, “Por quê?” quer mostrar a potência da infância e convidar os adultos a uma escuta atenta e sensível das crianças com as quais convivem”, detalha ela sobre a obra.  

“O sono tem dono?”

No livro “O sono tem dono?”, um menino inquieto e que não consegue dormir vai em busca de respostas para essa dificuldade, encontrando no pai um interlocutor que o instiga ainda mais. Juntos, eles vão elaborando possíveis respostas para descobrir quem é o dono do sono. “A ideia do livro já borbulhava há mais de três anos, em especial a partir da pandemia, em meio aos atendimentos de crianças e adultos que realizo no consultório como psicóloga. A higiene do sono tem sido um tema dos mais importantes na atualidade – afinal, como estamos cuidando do nosso momento de descanso, tão necessário ao final de cada dia?”, questiona a docente. “Entendo que o livro ilustrado pode abordar assuntos universais para adultos e crianças, aproximando-os e os fazendo sentir e pensar de outros modos, mais literários, mais livres e criativos”, acrescenta ela. 

Obra ‘O sono tem dono?’ / Crédito: AI
- publicidade -