Em Colinas, equipes de saúde se qualificam em saúde da pessoa idosa

94
A equipe de saúde busca atingir o selo ouro da Unidade Amiga do Idoso, a partir da rede Bem Cuidar / Crédito: AI

Na terça-feira (25/4), a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde de Colinas, em parceria com a turma do 8º semestre de Medicina da Univates, participou de uma qualificação em saúde da pessoa idosa na Câmara dos Vereadores de Colinas. O tema da qualificação, conduzida pelo professor da equipe de geriatria da Univates, Luciano Duro, foi focado em polifarmácia, interações medicamentosas e prescrição consciente de medicações.

Foram discutidos casos clínicos fictícios e a equipe e alunos puderam debater e construir condutas com base no que há de mais atualizado cientificamente no tema do envelhecimento. O professor Luciano Duro destacou a importância de atualizar constantemente os profissionais de saúde em relação aos cuidados com o idoso, que requerem uma abordagem multidisciplinar e integrada.

Além disso, foi ressaltado o projeto de geriatria que ocorre na Unidade Básica de Saúde de Colinas desde setembro de 2021, que ampliou a atenção ao idoso com visitas domiciliares à pacientes idosos acamados e domiciliados, e com consultas visando o bem estar e a saúde
integral da pessoa idosa com foco no envelhecimento saudável e de qualidade. A parceria com a Univates serviu inclusive como base para a criação de projetos como o “Encontros com você” e a oferta de práticas integrativas e complementares do SUS, como acupuntura e reiki, por exemplo.

A equipe de saúde busca atingir o selo ouro da Unidade Amiga do Idoso, a partir da rede Bem Cuidar, política de saúde pública estadual, e vem se qualificando e implementando cuidados multiprofissionais no dia a dia da unidade. A qualificação em conjunto com os alunos de
medicina da Univates é uma iniciativa que reforça o compromisso da equipe em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado às pessoas idosas da comunidade.

- publicidade -