Frigorífico de Suínos da Languiru vai parar abate por 10 dias

Atualmente e média é de 1.500 porcos abatidos por dia, a capacidade máxima é de 2 mil.

9481
Frigorífico de Suínos da Languiru fica em Poço das Antas . Crédito: Reprodução Languiru

O Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru, de Poço das Antas, fará uma pausa no abate por 10 dias (dos quais, cinco são dias úteis), a contar desta sexta-feira (28/4). O motivo da interrupção é o peso dos suínos. A intenção é voltar a abater suínos com maior peso, por isso é necessário um intervalo. O abate deve voltar no dia 8 de maio.

Conforme apurado pela reportagem, na terça-feira (25/4) não houve abate, mas nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/4) o trabalho ocorreu de forma normal.

Os suínos que chegaram nas últimas semanas têm peso médio de 80kg, quando o ideal seria na casa dos 130kg. Atualmente, a média é de 1.500 porcos abatidos por dia – a capacidade máxima da planta industrial é de 2 mil.

A cooperativa usou estratégia, no ano passado, de reduzir o peso médio de abate de 130kg para 80kg, por conta dos prejuízos. Com a queda do valor do milho e a nova estratégia, serão necessários alguns dias para aumentar o peso do suíno e voltar a abater próximo dos 130kg por animal.

Além do peso dos suínos, há também falta de insumos para “rodar” a produção no dia a dia.

O frigorífico de Suínos tem aproximadamente 520 funcionários, e de acordo com as informação, não registra demissões nos últimos 3 meses, mesmo em meio à crise da Cooperativa. Houve apenas pedidos de desligamento por parte dos próprios funcionários.

- publicidade -