Parceria da Univates com a Secretaria Municipal de Saúde reforça inserção de estudantes comunidade

No final do mês de março, 39 estudantes do terceiro semestre do curso participaram de uma ação de educação em saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lauro Mathias Müller

214
1, 2 e 3) Ações desenvolvidas pelos estudantes de Medicina. / Crédito: Divulgação

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para integrar e articular ações de educação e saúde para melhorar a qualidade de vida da população escolar e ampliar o acesso aos serviços de saúde. E em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado (Sesa), estudantes do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates) participam do programa desenvolvendo ações em escolas públicas do município.

Conforme a professora Cássia Regina Gotler Medeiros, que coordena o módulo Saúde e Sociedade III do curso de Medicina, o PSE propõe 13 tipos de ações de saúde. No final do mês de março, 39 estudantes do terceiro semestre do curso participaram de uma ação de educação em saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lauro Mathias Müller. Alunos do 4º ao 9º ano foram beneficiados.Uma turma do 12º semestre do curso também realizou testes de acuidade visual e antropometria para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena (Gaten). A atividade faz parte do estágio de Saúde Coletiva, que é coordenado pela professora Cássia e orientado pelo preceptor Bernardo Paulino Sotero.

Já Luana Wollinger, coordenadora do PSE no município, diz que a participação dos estudantes de Medicina da Univates no Programa foi articulada com o objetivo de qualificar as ações nas escolas e auxiliar as equipes de saúde, além de oportunizar aos estudantes a prática na atenção primária em saúde. “Os alunos participaram da reunião geral do Programa em março e já foram proativos em conversar com as equipes de saúde e orientadores das escolas, a fim de organizar um cronograma de ações nos bairros e escolas específicas com mais demandas no momento. Os relatos recebidos das escolas nas quais os alunos foram são os melhores possíveis. Estou muito feliz com essa parceria”, destaca Luana.

- publicidade -