Escolas de Imigrante participam da 5ª Tertúlia Cooperativas Escolares em Movimento

As equipes diretivas das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs), juntamente com a coordenadora da Secretaria da Educação de Imigrante, Magali Röhsig, estiveram em Nova Petrópolis, juntamente com a professora mediadora, Julia Brune.

385
As equipes diretivas das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs), juntamente com a coordenadora da Secretaria da Educação de Imigrante, Magali Röhsig, estiveram em Nova Petrópolis, juntamente com a professora mediadora, Julia Brune / Crédito: AI

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, participou da 5ª Tertúlia – Cooperativas Escolares em Movimento. O evento busca formar as equipes diretivas das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) e professor mediador, tornando-os aptos à participação no programa. As equipes diretivas das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs), juntamente com a coordenadora da Secretaria da Educação de Imigrante, Magali Röhsig, estiveram em Nova Petrópolis, junto da professora mediadora, Julia Brune.

“O Programa é uma iniciativa do Sicredi e ocorre em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos”, explica Magali.

Com o auxílio do professor orientador, os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. Um Programa que amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas. “O desafio dos alunos é criar em grupos suas próprias cooperativas educativas com auxílio e orientação. O resultado esperado é o aprendizado na prática e ampliação dos conhecimentos que permeiam a cooperação, trabalho em grupo e planejamento”, esclarece Aline.

O programa é organizado em fases, e cada uma delas possui uma finalidade. Os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores do cooperativismo enquanto aplicam uma trilha de aprendizagem cooperativa gameficada.

- publicidade -