Posto Montanha, de Lajeado, terá horário de atendimento ampliado

O objetivo é atender os pacientes com sintomas leves e que procuram a UPA em razão de ser o único local aberto.

669
Posto de saúde Bairro Montanha / Crédito: AI

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), ampliará o horário de atendimento do Posto de Saúde do Bairro Montanha. A partir da próxima segunda-feira (22/5) o posto funcionará nos dias úteis com horário estendido das 17h às 22h. O objetivo é atender os pacientes com sintomas leves e que procuram a UPA em razão de ser o único local aberto.

Agora, as pessoas que apresentarem sintomas gripais, dor de cabeça, febre baixa ou outros sintomas não graves poderão ir até o Montanha. Esta mudança qualificará o atendimento dos casos mais graves que precisam da UPA, reduzirá a lotação da sala de espera e agilizará o atendimento dos casos leves.

UPA fornecerá atestado de comparecimento para casos leves

A partir de uma resolução do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) de 2014, os profissionais de saúde da UPA passarão a fornecer apenas atestado de comparecimento para os casos leves atendidos na unidade. A ideia é que os pacientes com sintomas leves e que necessitarem atestado de afastamento do trabalho obtenham o documento junto ao médico do trabalho da sua empresa, ao médico da sua unidade de saúde ou ao profissional de saúde privado que lhe atenda.

A resolução do Cremers baseia-se no fato de que o médico que atua em serviços de urgência e emergência não conhece previamente o paciente, e deve atuar exclusivamente no atendimento imediato para solucionar o problema de saúde que se apresenta. Assim, a decisão sobre a necessidade e indicação de se afastar do trabalho requer avaliação mais minuciosa, que não pode ser realizada em ambiente de urgência e emergência.

A avaliação sobre a concessão de atestados de afastamento do trabalho será criteriosa e concedida apenas em casos específicos, especialmente os mais graves em razão da evidente necessidade. Importante ressaltar que a avaliação de cada caso cabe ao profissional de saúde, que tem autonomia para a decisão.

Quando buscar o posto de saúde:

– Traumas leves

– Sintomas gripais

– Tontura

– Dor abdominal leve

– Conjuntivite

– Mal estar

– Outras sintomas leves

Quando buscar a UPA:

– Febre alta (acima de 39ºC)

– Fratura

– Corte com pouco sangramento

– Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura

– Infarto

– Derrame

– Falta de ar intenso

– Crise convulsiva

– Dores fortes no peito

– Vômito constante

- publicidade -