Projeto de extensão da Univates realiza exposição “Expressões no Cárcere Feminino”

Abertura da exposição acontece nesta terça-feira (23/5), a partir das 20h, no Espaço Arte 9, no Prédio 9 do campus da Univates. 

766
Créditos: Univates / Divulgação

O projeto de extensão Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional é desenvolvido pela Univates no Presídio Estadual Feminino de Lajeado. O projeto busca contribuir para a humanização do cárcere e a qualificação das relações, promovendo a atenção, o cuidado e a comunicação das mulheres privadas de liberdade, auxiliando a comunidade em diferentes dimensões. 

Com esse objetivo, o projeto está realizando a exposição “Expressões no Cárcere Feminino”, que apresenta imagens e textos da comunidade do presídio, bem como de voluntárias do projeto. O material exposto dá visibilidade às experiências de corpos provocados pelo movimento, ao uso de diferentes linguagens e a experimentações em arte. A abertura da exposição acontece nesta terça-feira (23/5), a partir das 20h, no Espaço Arte 9, no Prédio 9 do campus da Univates. 

A mostra estará disponível para visitação de forma gratuita no local até 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e nos sábados, das 8h às 12h. 

Novas histórias 

Antes da abertura da exposição, a partir das 19h, no auditório do Prédio 9, haverá uma palestra com o lançamento do projeto social Nova História, voltado para egressos do sistema prisional. A iniciativa é do Conselho da Comunidade para a Assistência aos Egressos do Sistema Prisional de Lajeado, em parceria com a Univates. Interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato através do e-mail [email protected]

Créditos: Divulgação

Ambas as ações visam a marcar o Dia Nacional do Detento, que é em 24 de maio, por meio de convite à sociedade para refletir sobre as causas e critérios que levam ao encarceramento em massa, bem como sobre a situação e condições da população carcerária brasileira, tanto durante o cumprimento de penas como após o fim delas. 

- publicidade -