Semana do Meio Ambiente de Estrela realiza workshop sobre ESG nesta terça-feira

Atividades ocorrem até o próximo sábado (3/6).

286
Atividades tiveram início nesta segunda-feira com treinamento interno da Sedis. Crédito: Júlio César Lenhard / Gobverno de Estrela

O Governo de Estrela realiza, desde esta segunda-feira (29/5), mais uma Semana Municipal do Meio Ambiente, com diversificada programação que segue até o sábado (3/6).

As atividades, que têm a intenção de refletir sobre o tema, são promovidas através das secretarias municipais de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) e de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel).

Na segunda-feira, a programação iniciou com treinamento ministrado pela Sala Verde para os servidores da Sedis, no qual se abordou a gestão de resíduos e compostagem. 

A coordenadora da Sala Verde, Luana Hermes, ressaltou a importância do treinamento interno. “A conscientização dos próprios colegas sobre a separação e destinação de resíduos é muito importante para que eles estejam preparados para iniciar as demais atividades”, afirmou.

Ela também informou que entidades do município vêm procurando a Sala Verde para tratar do tema Meio Ambiente. “Mesmo não estando na programação oficial da Semana Municipal do Meio Ambiente, nos visitam ou solicitam nossa própria visita para tratar do tema nos educandários, principalmente já que dia 5 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente e as entidades possuem suas próprias programações”, explicou.

Alunos da EEEF 20 de Maio visitaram a Sala Verde na manhã desta segunda-feira (29/5). Crédito: Júlio César Lenhard / Gobverno de Estrela

Confira o restante da programação

Terça-feira

Nesta terça-feira (30/5), será realizado um workshop aberto à comunidade abordando o tema “ESG – Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável”. O mesmo ocorrerá no auditório do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (CEITEQ), a partir das 19h.

A programação contará com três palestrantes: Lucas Fontes e Paula Moletta, do Green Thinking, que abordarão o tema principal, e Josi Richter, que apresentará o projeto Cidade Consciente. As inscrições devem ser feitas neste link

Quarta-feira

A quarta-feira (31/5) será de visitação à Usina de Tratamento de Lixo (UTL). A mesma poderá ser agendada através do telefone (51) 3981-1084 ou diretamente no link da página no Instagram da Sala Verde.

A visitação tem por objetivo apresentar o espaço onde todo lixo doméstico da cidade é selecionado e destinado, parte para reciclagem e parte para aterro. Diariamente, são cerca de 20 toneladas.

Quinta-feira

No dia 1º de junho, quinta-feira, a visitação será no Horto Florestal, das 14h às 16h30. O espaço reúne mudas de árvores que, ao longo do ano, são replantadas no município, bem como as flores que são utilizadas nos canteiros centrais da cidade.

Sexta-feira

Já na sexta-feira (2/6) ocorre plantio de mudas na Praça do Bairro Auxiliadora, numa iniciativa do Departamento do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento (Comdema). A atividade inicia às 9h30.

Sábado

Para encerrar a Semana Municipal do Meio Ambiente, uma Feirinha Sustentável ocorre na Praça Henrique Roolaart, no sábado (03), das 8h às 11h, com diversas atrações. Haverá exposição de produtos sustentáveis, oficinas e troca-troca de objetos usados. As inscrições para os interessados participarem como expositores estão abertas até sexta-feira (26). Os visitantes também poderão sair da feira com uma muda de árvore, que será doada ou adotar um pet do canil municipal.

- publicidade -