Agroindústrias do Vale são premiadas no Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS

Dorf Produtos Lácteos, de Teutônia e Estrelat, de Estrela, estiveram entre os finalistas.

310
Crédito: Maria Eduarda Fortes / Correio do Povo

A região do Vale do Taquari teve grande destaque durante o 2º Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS, realizado de 26 a 28 de maio. O evento foi uma realização do Sebrae RS, em parceria com a Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) e a Emater/RS-Ascar, e reuniu produtos de diferentes regiões do Estado.

Queijo colonial

A Dorf Produtos Lácteos, de Teutônia, conquistou o Prêmio Ouro na categoria Queijo Colonial Temperado com o Queijo temperado com Lavanda, Prêmio Prata na categoria Queijo Colonial com o Queijo Maturado 20 dias e Prêmio Bronze na categoria Queijo Autoral, com o Queijo Hundert Tage- que significa 100 dias, representando os 100 dias de maturação.

Conforme o sócio-proprietário da Dorf Produtos Lácteos, Jackson Jacobs, o projeto da agroindústria surgiu no ano de 2017, mas só foi implementado em 2020. Desde sua fundação, a empresa é familiar, sendo liderada pelos pais e os dois irmãos. Atualmente, produz o queijo colonial tradicional, sete tipos de queijos temperados, queijo zero lactose e dois queijos produzidos através do leite cru.

Jacobs destaca que, em 2022, participou do primeiro Concurso de Queijos, recebendo duas premiações para os três queijos apresentados. “Uma das maiores importâncias desses concursos não é apenas a premiação, mas também a avaliação. Receber um retorno com o que podemos melhorar através da ficha técnica é fundamental para a melhoria constante de nossos produtos”, destaca.

O produtor ainda ressalta que um dos diferenciais da Dorf Produtos Lácteos é a matéria-prima própria para a qualidade do resultado, acreditando ser esse um ponto fundamental para apresentar um produto de qualidade para o consumidor final.

Doce de leite

Já no concurso de Doce de Leite, o destaque ficou para a Estrelat, que obteve nota máxima em todos os itens da avaliação e conquistou o Prêmio Ouro na categoria. Conforme o sócio-proprietário Roberto de Oliveira, a empresa produz leite desde 1971, sempre buscando a qualidade do produto e a satisfação do cliente.

Em 2019, foram certificados como agroindústria produtora de leite tipo A e, em 2021, durante a pandemia, iniciaram a produção de doce de leite. Em 2022, a Estrelat recebeu sua primeira premiação no concurso de Doce de Leite em Carlos Barbosa, ficando com a medalha de ouro da categoria.

A premiação no Concurso de Queijos e Doce de Leite do RS é mais uma conquista para a empresa: “Estamos muito felizes com mais esse prêmio, é muito importante para o nosso reconhecimento e do município.”

Oliveira destaca ainda que o Doce de Leite é produzido somente com leite, açúcar e bicarbonato, sem nenhum tipo de aditivo ou conservante. “É muito gratificante receber este prêmio e esperamos alavancar nossas vendas, sempre com a consciência de seguir produzindo alimentos com qualidade e com a mesma essência que conquistamos o prêmio”.

O concurso

O concurso contou com vasta programação, incluindo oficinas de harmonização, painéis temáticos e feira gratuita aberta ao público.

Mais de 50 agroindústrias gaúchas apresentaram 121 queijos de três categorias: 16 serranos (produzidos nos Campos de Cima da Serra); 48 autorais (elaborados através da criatividade do produtor); 58 coloniais (produzidos em todo o território).

Além disso, 19 produtores concorreram com 22 doces de leite divididos nas variedades Tradicional e Com Adição de Sabor. Para a premiação, o evento contou com mesa composta por oito jurados, que atribuíram pontos aos produtos apresentados.

O Analista de Articulação de Projetos de Agronegócios no Sebrae Vales do Taquari e do Rio Pardo, Valmor Manteli Junior, avalia positivamente o concurso e a participação das agroindústrias da região: “O 2º Concurso de Queijos Artesanais e Doce de Leite do RS vem para coroar e reconhecer o esforço que vem sendo realizado pelos produtores. A disputa nas categorias foi bastante acirrada devido ao aumento geral na qualidade dos produtos apresentados. Isso valoriza ainda mais os expressivos resultados obtido pela Dorf e pela Estrelat”.

- publicidade -