CIC VT completa 18 anos nesta sexta-feira

Para comemorar, entidade programa um churrasco coletivo para este domingo (25/6) em Cruzeiro do Sul.

591
Crédito: Divulgação / CIC VT

Em 23 de junho de 2005 foi implantada a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), que hoje conta com 19 associações municipais, que juntas somam mais de quatro mil empresas associadas, na sua maioria de pequeno e médio portes.

A CIC VT nasceu com objetivo de defender os interesses dos associados, ou seja, do setor empresarial, apoiando o seu desenvolvimento e, por consequência, da região, assumindo um papel de entidade representativa regional. 

O início da trajetória da CIC VT começou com uma articulação interna, como recordou o 1º presidente da entidade, Ardêmio Heineck. “No início dos anos 2000, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado teve a percepção de que outras microrregiões do Vale Taquari poderiam se incorporar nesse processo e dar mais força ainda aos pleitos regionais.”

Heineck mencionou que o apoio das associações comerciais de Arroio do Meio, Estrela, Teutônia e Encantado e da Univates foi crucial para a criação da entidade regional.

Ao longo desses 18 anos, a CIC VT esteve presente em inúmeras mobilizações regionais, e segue atuante nos mais diversos segmentos, como é o caso da infraestrutura, com destaque para rodovias, usinas hidrelétricas, sistemas de transmissão de energia, ferrovias, além de questões tributárias e pontuais.

Projeção da entidade

O atual presidente, Ivandro Carlos Rosa, ressaltou outro ponto forte da região. A CIC VT encampou e organizou uma campanha de incentivo ao associativismo regional por meio do relacionamento com as entidades associadas e fomento da cultura associativa.

“No meu entendimento, o papel da CIC VT se justifica a cada dia, com a maior demanda por atenção a diversos assuntos, temas de extrema relevância regional que somos demandados a contribuir, articular e fazer um encaminhamento e a defesa.”  

Ele acrescentou que entende que os próximos 18 anos serão muito importantes para a região, que está em um estágio de organização interessante, com a maturidade do associativismo. “Com papéis muito claros das associações locais e da entidade regional, com um plano estratégico que possa dar conta dos assuntos de emergência do momento, um olhar de médio prazo, ou seja, de planejamento futuro e um olhar de longo prazo, que seria no campo das inovações e do acompanhamento das novas tendências”.

Para Rosa, não há dúvidas de que a CIC VT terá, na sequência do trabalho, novas equipes e voluntários que saberão conduzir a entidade, “que a cada dia se torna mais relevante para a região do Vale do Taquari, para o Estado e para o Brasil”, finalizou.

Comemoração 18 anos

A CIC VT programou uma festa alusiva aos 18 anos. Será uma comemoração compartilhada em forma de churrasco. Pede-se que cada um traga sua carne e bebida. A salada e doces ficarão por conta da entidade regional.

O evento será realizado no dia 25 de junho, na sede do Clube Delta, em Cruzeiro do Sul, a partir das 10h. O objetivo do evento é unir as pessoas que vivem o associativismo no dia a dia.

A diretora de Relacionamento e Desenvolvimento Associativo da CIC VT, Tânia Schardong, disse que as entidades, funcionários e familiares estão se mobilizando para estar presentes. No dia estão previstas dinâmicas de integração e o tradicional bolo de aniversário. “O almoço é colaborativo justamente para ressaltar a simplicidade dos princípios associativistas e, dessa forma, promover a união, o fortalecimento e a colaboração entre nossas entidades”, completou.

Crédito: Divulgação / CIC VT
- publicidade -