Cras de Paverama apresenta panorama de ações junto a famílias recentemente atingidas pelas chuvas

Município decretou Situação de Emergência no dia 16.

480
Crédito: Divulgação

Paverama teve a Situação de Emergência decretada pelo prefeito Fabiano Merence Brandão no dia 16 de junho de 2023 em razão das cheias que atingiram o Município. A ação exige respostas de múltiplas secretarias para o enfrentamento da situação e respostas à população sob comando da Defesa Civil. Uma das áreas muito envolvidas nesta articulação é a Assistência Social.

Conforme a pasta, a atuação da política de assistência social em contextos de emergência permite que a população afetada tenha acesso aos serviços básicos disponíveis, atuando na prestação de serviços que visam à mitigação dos impactos à população atingida, bem como as provisões emergenciais necessárias à sobrevivência em meio à situação de urgência gerada pelo desastre.

Nesse sentido, nos últimos dias o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Paverama voltou-se também ao atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias atingidas pelas chuvas intensas, que culminaram em inundação de residências e outros, inclusive com a interdição de algumas casas por medida de segurança e proteção pela Defesa Civil.

Assim, a equipe realizou a escuta, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais, orientação socio-familiar, informação, articulação com os serviços de políticas públicas setoriais, mobilização de família extensa ou ampliada, atividades de convívio e de organização da vida cotidiana, diagnóstico socioeconômico e provisão de benefícios eventuais.

Entre as atividades foi realizada ainda uma campanha de arrecadação de móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos e roupas para a população atingida. A grande maioria dos itens solicitados foram doados pela comunidade.

Também foram recebidas frutas e verduras da Ceasa, que foram repassadas para 32 famílias. Foi também providenciada a concessão do Auxílio Alimentação e fraldas como resposta imediata às situações vivenciadas pela população.

Crédito: Divulgação
- publicidade -