10ª Conferência da Assistência Social recebe dezenas de pessoas em Paverama

O objetivo foi de avaliar as diretrizes para o aprimoramento do Suas, encaminhando propostas para as três esferas governamentais.

468
Crédito: AI Prefeitura de Paverama / Divulgação

Na sexta-feira (7/7) aconteceu, nas dependências do Centro Cultural Evangélico de Paverama, a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social. Um grande público se fez presente no dia para acompanhar de perto o debate sobre o tema deste ano, que é “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

O objetivo foi de avaliar as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), encaminhando propostas para as esferas de governo (Município, Estado e União) que possam ser efetivadas para beneficiar a população atendida pela Política de Assistência Social.

A mesa de abertura foi composta pelo Prefeito Municipal, Fabiano Merence Brandão, Secretária de Saúde e Assistência Social Michele Azevedo, Cenilda Cassol, representando a Câmara de Vereadores, Rosana Nobre Santos, Assistente Social e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), representando a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), Adriana de Moura Rosa e pela Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Sandra S. Lorenzetti Roloff.

Sandra expôs a estrutura da Política Municipal de Assistência Social, mais especificamente do Cras, que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Além disso, apresentou a equipe, os programas, projetos, benefícios e ações desenvolvidas, mostrando também os recursos recebidos.

Na sequência, Adriana mostrou aos participantes o novo modelo do Bolsa Família, que leva em conta o tamanho e as características de cada família, para que lares com mais integrantes recebam um benefício maior. Ela ainda falou sobre os compromissos que as famílias beneficiárias devem cumprir para continuar recebendo o auxílio pelo programa.

Rosana explicou sobre os cinco eixos a serem trabalhados na conferência, para que os participantes pudessem entender melhor e propor ações para melhorar e aperfeiçoar os serviços no Município.

Durante a conferência foram formados grupos para debate de questões, ideias e melhorias sobre o assunto. Também foi realizada a eleição de delegados, sendo escolhidas como titular governamental Adriana de Moura Rosa e Sandra Salete Lorenzetti Roloff como sua suplente. Os delegados titulares representando a sociedade civil são Jorge Juver e sua suplente, Carine Gomes Carvalho, que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada de 3 a 5 de outubro de 2023, em Porto Alegre.

- publicidade -