Comitê de Combate à Dengue de Imigrante realiza reunião

Em 2023 no Estado já são 27,9 mil casos confirmados e 55 óbitos.

536
Crédito: Carlos Eduardo Schneider / AI Prefeitura de Imigrante

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, realizou reunião do Comitê de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika.

O comitê é formado por membros titulares e suplentes de cada secretaria municipal e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com o apoio das agentes de Saúde.

Na oportunidade, foi feita a prestação de contas de recurso oriundo do Governo do Estado destinado a campanhas de conscientização. A agente de Endemias Sandra Massotti relatou, também, sua participação na Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Metalúrgica Hassmann, que abordou a prevenção à Dengue.

Sandra apresentou o cenário provocado pela doença. No município, este ano, foram quatro casos positivos, todos importados. No momento, Imigrante não apresenta nenhum caso ativo.

“Na região, somando os 37 municípios pertencentes à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, foram 3.874 casos confirmados, sendo Encantado com maior número (1.856) e Estrela em segundo lugar, com 892 casos. Até o momento, foram registrados 12 óbitos, sendo cinco em Encantado, um em Estrela, um em Lajeado, um em Muçum, um em Travesseiro e três em Roca Sales. No Estado, são 462 municípios infestados, somando 27.914 casos confirmados e 55 óbitos”, relatou.

Em relação às medidas a serem tomadas, a secretária de Saúde, Jóice Cristina Horst, citou as principais, que são eliminar os criadouros evitando água parada, manter piscinas tratadas o ano todo, reservatórios bem fechados com tampa, tela, manter pneus em local coberto ou entrar em contato com as agentes de Saúde ou a agente de Endemias para a realização da coleta.

“Além disso, é fundamental manter as lonas bem esticadas, fazer vistoria na residência uma vez por semana pelo menos e utilizar repelente ao se deslocar para outras cidades. Sentindo sintomas, procurar o médico, evitando a automedicação”, disse Jóice.

- publicidade -