Mudanças na temperatura começam hoje e causarão grande amplitude térmica no RS

Maiores divergências de temperatura devem se dar na Fronteira Oeste e no Noroeste e no Sul do Estado.

588
Crédito: Jahoo Clouseau / Pexels

Costumeiramente marcado como um mês de grande variação térmica, neste ano agosto não será diferente. Conforme a MetSul Meteorologia, nos próximos dias haverá uma “montanha-russa térmica”.

com alternância de dias quentes e muito quentes com outros mais amenos e até frios. Estas oscilações devem ser mais pronunciadas no Sul e no Leste gaúcho, uma vez que no Oeste e no Noroeste do estado o calor deve predominar.

Segundo as previsões, nos próximos dias o Estado estará no limite geográfico entre ar mais quente no interior do continente e ar mais frio sobre o Oceano Atlântico. Essas duas massas de ar estarão conflitantes, fazendo com que em momentos haja a predominância do ar mais ameno e em outros, do ar mais quente.

As mudanças devem iniciar nesta quinta-feira (3/8), com máximas em torno dos 30ºC em algumas cidades da Fronteira Oeste e o Noroeste. Já no Sul e no Leste do Estado ingressará um ar mais frio, causando virada do tempo, com ingresso de nuvens baixas e chance de rajadas de vento em alguns pontos. À tarde, no Sul a temperatura estará por volta dos 15ºC.

Amanhã (4/8) o ar quente volta a tomar a frente, com temperatura acima de 30ºC na Fronteira Oeste e no Noroeste e aumento da temperatura no Sul. Já no sábado o ar frio novamente toma a dianteira. Chove em pontos do Oeste, da Metade Sul, do Centro e do Leste do estado, especialmente entre a madrugada e de manhã. O Noroeste segue muito quente com marcas ao redor de 30ºC, enquanto no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul o dia será ameno, com marcas abaixo de 20ºC durante a tarde.

Semana que vem

No domingo (6/8) quem vence é o calor, com um ar quente tomando conta do Estado, que terá um dia com cara de verão e máximas ultrapassando os 30ºC em muitas cidades.

Já entre a segunda e a terça-feira (7 e 8/8) o dia será quente ainda em parte do Rio Grande do Sul, mas uma frente fria vai avançar pelo território gaúcho, com aumento de nuvens e chuva em todas as regiões e queda de temperatura. Apesar disso, como a massa de ar frio não é de forte intensidade, não haverá frio intenso.

A tendência é que comece a esfriar mais no Sul gaúcho, com algumas cidades da Campanha e da fronteira com o Uruguai podendo registrar mínimas abaixo de 5ºC no começo da terça-feira, com chance de geada fraca e bastante isolada. Nos Aparados, a região mais fria do Rio Grande do Sul, a influência do ar frio será menor e pode haver instabilidade.

- publicidade -