Experiências marcam Turnê Europa do Conjunto Instrumental do CT

1353
Concerto em Boppard, no domingo, finalizou a turnê do Conjunto Instrumental / Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

A maioria dos integrantes do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia pousou às 4h da madrugada desta terça-feira (8/8) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O grupo volta carregado de satisfação pelos concertos realizados na 4ª Turnê Europa, de 19 de julho a 7 de agosto. Foram 20 dias intensos pela Alemanha, Bélgica, Inglaterra e República Tcheca – sem contar as passagens por territórios da França e da Holanda.

Visita a áreas histórias de pequenas e grandes cidades permitiram conhecer realidades milenares. Construções datadas pré-descobrimento do Brasil chamaram a atenção pela conservação, magnitude e engenharia. Castelos à beira do Rio Reno e a foz do Rio Mosel no Rio Reno (Deutsches Eck) simbolizaram momentos históricos da Alemanha. As grandes fortalezas no entorno da cidade de Coblenz reforçam a preocupação bélica dos séculos passados.

Os últimos quatro concertos foram extremamente emocionantes e eufóricos, com dança, animação, interação e engajamento do público local. Alunos formandos derramaram lágrimas de saudade pelos belos momentos. “Estou me formando e não tinha experimentado a turnê ainda. Posso dizer que foi incrível e agradeço a oportunidade que tive”, manifestou Gabriele Kalkmann.

“Sou grata ao Colégio Teutônia por fazer esta viagem. Jamais imaginei que seria tão positivo como foi. Ficará para sempre na memória”, destacou Sofia Stuermer Fontana, aluna de Cielo, porém acompanhou o grupo como cantora.

“Já participei de outras turnês e cada uma é especial”, enfatizou Gustavo Sperotto, do naipe de violinos. O colega de naipe, Oliver Dupont, completou “o bom relacionamento do grupo, as ótimas companhias e as vivências”. Nesta linha também falaram Maria Clara Dentee Wommer, Ana Sofia Bourscheid Riva, Martina Dupont, Bernardo Ströher e Gustavo Schneider Rothmund.

O professor Harry Éverton Baukat avaliou a viagem como positiva e com ensinamentos. “Foi uma grande turnê, com certeza inesquecível para todos aqueles que puderam participar. Receptividade nota mil. Concertos muito bons, sempre elogiados, público sempre muito bom”, considera. Segundo ele, o grupo volta com muita motivação. “Com toda carga cultural que uma turnê dessas possibilita. Com certeza, fechou com chave de ouro”, reforça.

Baukat destaca que após a chegada no Brasil, será feita uma avaliação sobre a turnê e possibilidade da próxima. Também, será avaliada a possibilidade de um concerto apresentando o show da turnê no Brasil. “Também em agradecimento aos nossos patrocinadores e público local. Novas informações virão”, pontua.

Fabiane Dentee Wommer acompanhou a filha Maria Clara, mas também representou institucionalmente a escola. No ônibus, pouco antes de chegarem ao Aeroporto Internacional de Frankfurt, ela agradeceu a todos os participantes. “Em nome do maestro Lucas Eduardo Grave, agradecer aos demais professores, dançarinos e aos pais, que foram fundamentais nessa experiência. Mas, nosso agradecimento especial é para nossos alunos, que fazem a diferença e são a nossa maior razão como instituição. O que vivenciamos nesses últimos dias ficará nas nossas memórias e nos ressignificam como ser humano”, expressou.

Manchetes na Alemanha

A passagem do Conjunto Instrumental também rendeu reportagens em jornais alemães, nas versões impressas e digital. O primeiro concerto, em Mengerschied, foi pauta de registro do jornal da região, com destaque para o roteiro de apresentações pela Alemanha.

O concerto de sexta-feira (4/8) em Ellern veio recheado de elogios na edição de segunda-feira (7/8) do jornal Hunsrück: “Abend mit dem Colégio Teutônia war ‘iewascheen’ (Noite com o Colégio Teutônia estava muito linda). O uso da expressão era frequente no dialeto e traduziu o verdadeiro baile de Kerb que se transformou o final do concerto – teve música alemã, com trenzinho pela pista e a tradicional Polonese. Tudo isso retratado na reportagem assinada por Dieter Diether.

- publicidade -