Certel restabeleceu energia à margem direita do Rio Taquari

A linha própria deve ser restabelecida nos próximos dias, após lançamento do cabo rompido sobre o rio

1234
Torre da rede de 69 mil Volts foi atingida pela enchente // Crédito: Divulgação Certel Energia

Os associados / consumidores da cooperativa Certel tiveram a energia elétrica restabelecida na noite desta quarta-feira (6/9), após a interrupção causada pela queda de uma torre da linha de 69 mil Volts, no Bairro Carneiros, em Lajeado. A medida possível foi firmar uma ligação emergencial com a concessionária RGE. “Estamos completamente seguros, em termos energéticos, com a conexão feita”, assegura a cooperativa.

Ao longo desta quinta-feira, os técnicos e funcionários da Certel permanecem a campo, dedicados à reconstrução das estruturas. O início dos trabalhos precisou aguardar a redução do nível das águas do rio e só foi possível na quarta-feira.

A maior dificuldade é fazer a travessia do cabo de alta tensão rompido. “A estrutura provisória suportará a estrutura dos cabos, mas o difícil será passar com o cabo pelo rio [para chegar à subestação de Costão]. Vamos ter que usar helicóptero ou drone e demora mais”, explicam os técnicos da Certel. O trabalho deve ser feito na próxima semana.

Os municípios da margem direita atendidos pela Certel são: Lajeado, Arroio do Meio, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Sério, Canudos do Vale, Boqueirão do Leão, Progresso, Venâncio Aires, Marques de Souza, Travesseiro, Capitão, Encantado, Pouso Novo, Gramado Xavier, Coqueiro Baixo, Putinga e São José do Herval.

- publicidade -