Elevação do Rio Taquari superou os 30 metros, diz ex-funcionário da Defesa Civil de Estrela

Medição foi realizada em ponto próximo à empresa Portobrás, entre os bairros das Indústrias e Moinhos.

1431
Crédito: Arquivo pessoal / Divulgação WhatsApp

O atual voluntário e funcionário por muitos anos da Defesa Civil de Estrela, Cleto Werle, afirma que a cota do Rio Taquari nesta semana chegou a 30,17 metros em Estrela, ultrapassando a cheia de 1941 (29,92 metros), considerada a maior enchente registrada no Vale do Taquari.

Mesmo com as réguas inoperantes no Porto e em Lajeado, ele teve acesso a uma régua manual instalada nas proximidades da empresa Portobrás, entre os bairros das Indústrias e Moinhos. Segundo ele, a régua em questão é alinhada com a do Porto, que esteve inoperante desde as 6h45 de terça-feira (5/9).

Ele explica que em diversos locais houve registro de níveis superiores às cheias anteriores. Um deles é o Parque dos Dick, em Lajeado, cuja marcação atual ficou 1,20 metro acima da apontada em 1941. Outro local que confirma o registro é no Colégio Evangélico Alberto Torres, no Centro, onde a redação do Grupo Popular confirmou a ultrapassagem da cota registrada nos pilares do educandário.

“A cota de Colinas deu 1,88 metro acima da enchente de 2020, registrando 30,02 metros. Em Cruzeiro do Sul a enchente se igualou ou ficou menor”, disse. Questionado sobre o motivo de em algumas cidades a cota ter ultrapassado a de 1941 e em outras não, Cleto explicou que em Bom Retiro do Sul, por exemplo, a bacia do rio é mais larga. Em outras localidades, como Arroio do Meio, Estrela e Lajeado, o rio extravasa mais, não conseguindo vencer na calha. “O leito do Taquari não é mais ‘normal’ como antigamente – existe bastante aterro, o que faz elevar o nível do rio”, completou.

Marcações das cotas do Taquari no Ceat, em Lajeado. A enchente de 1941 está registrada no fim do pilar, próximo à parte branca. Na imagem percebe-se até onde as águas chegaram, nos tijolos. Crédito: Camille Lenz da Silva
- publicidade -