Grupo Vagonár sagra-se campeão no Festival de Nova Prata

Dias antes da estreia no concurso, o Vagonár desembarcou em Imigrante

899
O grupo Vagonár foi criado em 1972 e funciona na cidade de Poprad – situada na parte oriental da Eslováquia

O grupo folclórico Vagonár sagrou-se campeão mundial de dança na 16ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. O evento ocorreu de 6 a 10 de setembro. O grupo obteve a vitória tendo concorrido com conjuntos de várias partes do mundo. Dias antes da estreia no concurso, o Vagonár, originário da Eslováquia, desembarcou em Imigrante, conhecendo os principais pontos turísticos, convivendo com a comunidade e finalizando a estada com uma bela apresentação, no Centro Comunitário Arroio da Seca.

O Vagonár foi criado em 1972 e funciona na cidade de Poprad – situada na parte oriental da Eslováquia, sob as montanhas do Alto Tatra. O Vagonár participou de vários eventos e festivais folclóricos na Eslováquia e em países como Espanha, Itália, Alemanha, República Tcheca, Turquia, França, Bélgica e Romênia.

“Os dançarinos e famílias do grupo Sonnenlicht acompanharam e hospedaram esses dançarinos. As duas agremiações puderam trocar experiências, tendo oportunidade de realizar danças de confraternização. É um grande orgulho para nós, ter recebido o grupo Vagonár, que é tão grandioso nessa atividade”, disse o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche.

O prefeito Germano Stevens agradeceu à Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e, principalmente, a Régis Eduardo Bastian, que trouxe o grupo a Imigrante. “Tivemos a oportunidade e o privilégio de ver um grupo eslovaco se apresentando aqui no nosso município, e agora campeão do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Isso graças ao esforço da equipe da Secretaria de Cultura, e do Regis. Para nós é uma honra”, declarou Stevens.

Presidente do Júri do Festival é natural de Imigrante

Régis Eduardo Bastian foi presidente do júri do 16º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Com uma longa caminhada no mundo das artes, Bastian foi presidente da Federação Brasileira de Artes Folclóricas por 20 anos e é presidente do Setor Americano da FIDAF desde 2012. Atuou como jurado em mais de 30 competições internacionais no Brasil, Bulgária, Espanha, Turquia, Itália, Romênia, Polônia e Coréia do Sul. Organizou turnês com vários grupos brasileiros ao exterior e companhias internacionais ao Brasil.

Trabalhou como diretor de palco em festivais ao redor do mundo, sendo associado do IFDA, especializado em festivais na região do Oriente Médio, tendo dirigido o palco do Muscat International Folklore Festival em Oman, 2013 e 2014 e também o Festival da Diversidade Cultural no Qatar. É coordenador do Campeonato Mundial da FIDAF Brasil desde 2019 e colaborador do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata desde 1999. Além disso, já atuou em 27 países ao redor do mundo em atividades culturais.

- publicidade -