Alemães conhecem Teutônia e reencontram amigos

448
Teutonienses e alemães se reencontraram na terça-feira em Teutônia // Crédito: Divulgação CT

O reencontro de Frankena e Teutônia foi na terça-feira (10/10) com um dia de intensa atividade. Os teutonienses retribuíram um pouco da generosidade, hospitalidade e receptividade calorosa experimentada dias 26 e 27 de julho, quando Frankena acolheu, na Alemanha, os participantes da Turnê Europa do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.

A recepção foi pela manhã no Colégio Teutônia , com visitação às instalações da escola, à Mostra Científica e apreciação de concerto de boas-vindas do Conjunto Instrumental do CT, com direito a dança e canto no miniauditório da escola.

Os alemães entregaram uma placa com a inscrição de Frankena e a distância de 11.081 quilômetros para Teutônia. A placa deverá ser instalada no pátio do Colégio Teutônia. Já em Frankena, a placa com a inscrição Teutônia já está posicionada na área central do pequeno “dorf” de 270 habitantes.

O almoço foi costelão gaúcho servido na Associação dos Funcionários do Sicredi, no Bairro Boa Vista. No início da tarde, a comitiva de 11 alemães foi recepcionada pelo prefeito Celso Aloísio Forneck no gabinete do Centro Administrativo. Logo depois, o presidente Valdir Griebeler e o vereador Márcio Vogel apresentaram as instalações da Câmara de Vereadores.

O grupo também subiu para conhecer a Lagoa da Harmonia e retornou para visitar o Engenho Quatro Ventos em Linha São Jacó. O jantar festivo e música ao vivo foi realizado no Folk Gastropub do Bairro Languiru.

O grupo de 11 alemães ficou hospedado em Estrela, com o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs, com quem possui histórico de intercâmbios culturais e turísticos. Frankena auferiu doações monetárias para doar a uma instituição educacional atingida pela enchente. Ainda realizou visitas por outros pontos do Vale do Taquari, regiões do Brasil e países da América do Sul.

- publicidade -