Deputado estadual palestra no almoço empresarial da CIC Teutônia

284
Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

“O Rio Grande precisa saber” foi tema da palestra do deputado estadual, radialista, jornalista, advogado e músico Gustavo Victorino. Ele foi o convidado da penúltima edição do Almoço Empresarial da CIC Teutônia em 2023, evento realizado nesta sexta-feira (10/11). Cerca de 50 pessoas prestigiaram a programação.

Na Assembleia Legislativa, Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, além de membro da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. Em roteiro pelo Estado, o parlamentar defendeu a apresentação de projetos que atendam à comunidade. “A ideologia política vai até a página 2, da 3 em diante é o interesse público’. A bipolaridade, dicotomia esquerda e direita traz problemas sérios para quem quer empreender. Há diferenças e oportunidades no liberal e no conservador”, alertou.

Victorino pregou avaliação constante na busca por caminhos diante das dificuldades, citando a Reforma Tributária. “É uma ‘vigarice’, com distorções de aumento de impostos ao setor de serviços, por exemplo. Quero a igualdade de impostos entre as diferentes regiões do Brasil, as distorções são brutais”, disse, falando de segmentos econômicos que considera sob “ataque”: metalmecânico e proteína animal (leite e carnes). “Muitos problemas que enfrentamos têm origem no Palácio do Planalto. Algumas dificuldades são por decisões erradas tomadas pelo governo em Brasília.”

Comunicação, educação e empreendedorismo

Como jornalista e radialista, Victorino também falou de meios de comunicação e redes sociais. “Temos desinformação, a informação não é completa. Não existe maior fabricante de fake news no Brasil que a ‘imprensa amestrada’. Essa é uma realidade com a qual temos que lidar na hora de gerir os negócios e o país de amanhã. Temos muitos dados distorcidos.”

Também teceu comentários quanto à educação. “Hoje as escolas estão formando mais militantes que empreendedores, com pregação político-ideológica em sala de aula. Estamos formando jovens despreparados. Inteligência e informação mudaram de lugar, e professores também precisam entender isso”, disse.

Por fim, Victorino falou de empreendedorismo. “Cabe a nós pensarmos como vamos mudar o cenário contrário ao trabalhador, ao empreendedor, a quem gera empregos. Poder público não gera emprego, gera despesa. Precisamos ‘largar as armas’, pois é fácil achar culpados. Devemos tentar salvar também o RS, buscar oxigênio para nosso Estado”, encerrou.

Próximo evento

O último Almoço Empresarial no ano está agendado para o dia 1º de dezembro, data do aniversário de 24 anos da CIC Teutônia. Na oportunidade, a economista do Banco Cooperativo Sicredi, Eleonora de Oliveira, apresenta “Cenários econômicos para 2024”.

O evento conta com o patrocínio de 3F1B Móveis Estratégicos, Marcauten Registro de Marcas, Certel, Reinigend, Colégio Teutônia, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Unimed VTRP e Univates, com o apoio de Grupo Popular.

- publicidade -