Empresários estudam alternativas para minimizar perdas com a enchente

Presidente da Federasul visitou municípios atingidos pelas cheias, incluindo Estrela e Lajeado.

657
Crédito: Divulgação

O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, esteve no Vale do Taquari nesta segunda-feira (20/11) visitando as sedes das associações comerciais locais dos municípios afetados pela enchente do fim de semana. A primeira parada foi na Câmara do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) de Estrela.

No local, Costa ouviu empresários, que relataram os prejuízos, reclamaram da falta de linhas de crédito acessíveis para quem está enfrentando os impactos das enchentes e a necessidade de rever o Plano Diretor dos municípios. O vice-presidente de Planejamento da Cacis, Pedro Antonio Barth, pontuou que o desafio é grande, com milhares de casas e empresas construídas em área de cota de enchentes. “Como equacionar esse problema?”, questionou.

O presidente da entidade, Gerson Strehl, afirmou que a preocupação é com a preservação dos investimentos nas áreas alagadas. “Nós precisamos de solução para pequenas, médias e grandes empresas. As cooperativas e bancos precisam fazer uma análise diferente da que é feita o ano inteiro; é preciso uma flexibilização e uma análise local”, observou.

Já a vice-presidente de Infraestrutura, Claudia Argiles da Costa, ressaltou que são urgentes as atitudes a curto e longo prazo. “A enchente afetou muito o setor produtivo. Precisamos manter a vontade de trabalhar, ter recursos de menor porte para o comércio e também separar para os maiores. A preocupação que já era grande com mão de obra agora ficou ainda maior”, enalteceu.

Vulnerabilidade

Na Acil, em Lajeado, Costa constatou os prejuízos que a enxurrada causou no prédio da entidade local. A presidente da associação comercial, Graciela Black, relatou os planos da entidade para ficar menos vulnerável à ação de futuras enchentes. Em seguida, Rodrigo se deslocou para Acisam, de Arroio do Meio, CIC Roca Sales e Acie-E de Encantado.

Visia a Lajeado. Crédito: Lucas Santos / Acil

O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, acompanhou o trajeto e frisou que a região ainda não tem o respaldo esperado dos governos. “Nesse momento, nosso radar precisa ser o associado, qual demanda para nortear nossas estratégias. Depois de tantos desafios é preciso buscar apoio no associativismo que é o que temos de forte na região”, salientou.

O presidente da Federasul inicialmente viria a Estrela para palestrar na reunião almoço da Cacis. No entanto, o evento teve que ser cancelado devido às cheias. Mesmo assim, o dirigente entendeu a necessidade de vir ao Vale do Taquari. Ele afirmou que a entidade estadual vai buscar uma aproximação maior com os governos para auxiliar as empresas. “Juntos temos uma capacidade infinitamente melhor de resolver os problemas”, frisou.

- publicidade -