Programação natalina de Teutônia inicia amanhã

1546
Acendimentos das luzes de Natal marcará abertura da programação / Crédito da foto: Divulgação

Ainda falta mais de um mês para o Natal, mas ele já está entre nós. E até o dia 25 de dezembro diversas programações vão se dedicar a trazer a magia da data para as diferentes comunidades teutonienses. O Natal que Canta e Encanta em 2023 vai percorrer todos os bairros da cidade levando diferentes tipos de expressão artística e cultural.

- publicidade -

A programação abre na próxima quarta-feira (22/11), com o show de acendimento das luzes no Centro Administrativo. O evento estava marcado para ontem (17/11), mas foi transferido em razão da previsão de chuva e, também, para garantir que toda decoração ficasse pronta a tempo. “Com a previsão de muita chuva não teríamos tudo pronto. E nosso objetivo era também ter todos os enfeites nos bairros, que entram na mesma temática do Natal desse ano. Em uma semana, com o feriado ainda, não conseguiríamos fazer tudo”, explica a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Dickel. A atividade será realizada a partir das 20h, no quadrante do relógio de flores, focando na preparação para a chegada do Natal e o que ela significa, e contará com diversas atrações artísticas e culturais.

Atrações em todos os bairros

A programação segue na sexta-feira (24/11), com o show Sons que Encantam, na Comunidade Católica do Bairro Canabarro, a partir das 20h. Participarão 200 instrumentistas do Projeto Teutônia Cultural que tocarão em uma grande orquestra. Para este espetáculo, os alunos estão comercializado uma bandeja de doces e salgados ao valor de R$ 15. Os valores arrecadados serão revertidos para as ações do projeto, os cartões podem ser adquiridos com os alunos e professores.

Outra novidade deste ano são os saraus natalinos nos bairros. Todos terão apresentação teatral, feita pelos alunos do Teutônia Cultural, além de outras atrações diversas entre apresentação de bandas, orquestra e corais. O primeiro será no dia 1º de dezembro, no Ginásio da Emef Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut. No dia 6 de dezembro, na Comunidade Betânia, em Boa Vista. No dia 14 de dezembro, na Rua Coberta do Bairro Languiru, em frente a comunidade Cristo Rei. E no dia 19 de dezembro, no ginásio de Pontes Filho. Todos os saraus iniciam às 20h.

O Natal que Canta e Encanta contará ainda com o Grande Concerto de Orquestras e Corais, no dia 9 de dezembro, a partir das 20h, no Colégio Teutônia.

No dia 10 de dezembro, às 19h, acontece o grande espetáculo natalino “Um Sonho de Natal” no Ginásio da Comunidade Católica de Canabarro. Além do espetáculo teatral, a abertura contará com apresentação da Orquestra Henrique Uebel.

A vice-prefeita Aline Röhrig Kohl diz que a ideia de levar programações para todos os bairros surgiu da ideia de valorizar os teutonienses que participam do Teutônia Cultural. “Tivemos como base a amostra feita das oficinas. Ter o natal nos bairros vai gerar mais uma oportunidade deles escreverem na história suas apresentações, e valorizarmos cada vez mais nossos potenciais artísticos e culturais. E mostrarmos a valorização que nós como administração fizemos no ser humano. Se queremos pensar em município próspero temos que pensar no investimento nas pessoas, e o projeto Teutônia Cultural tem dado diversas oportunidades”, conclui.

Parada Natalina

Chegando a sua terceira edição, a Parada Natalina também está confirmada. O desfile temático está marcado para o dia 17 de dezembro, a partir das 19h30, na Avenida Um Oeste, com chegada no lago da entrada do Bairro Centro Administrativo. Participam escolas e entidades do município.

A temática este ano será o Presépio e sua simbologia. “Tudo estará relacionado aos símbolos do Natal, e finalmente um grande presépio. Tenho certeza que será muito bonita. Os figurinos estão lindos, bem diferente dos anos anteriores”, adianta.

Todos os eventos do Natal que Canta e Encanta tem entrada gratuita.

Decoração

Além da iluminação do Centro Administrativo, feita por empresa contratada, a decoração de Natal deste ano contará com peças feitas pelas voluntárias da oficina de artesanato do Teutônia Cultural. Com estas peças, os bairros também serão contemplados com ornamentação.

A secretária Glaci destaca que as voluntárias fizeram questão de estar presentes na instalação dos enfeites. “O que eu acho que é bem merecido para elas, então organizamos de uma maneira para elas estarem junto”, avalia. São entre 30 e 35 mulheres voluntárias. “Elas fazem esse trabalho com muito prazer. A comunidade vai se surpreender”, reforça.

- publicidade -