Terceira turma do projeto Trilhas da Inovação forma 124 alunos em Lajeado

O projeto tem como objetivo transformar a educação por meio da inovação.

789
Credito: Silvia Vian

A terceira turma do Trilhas da Inovação, projeto da área de inovação do Pro_Move Lajeado na área da educação, formou 124 alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A cerimônia ocorreu na noite dessa segunda-feira (11/12), no auditório do Prédio 7 da Univates e reuniu autoridades, alunos e familiares.

Criado em 2021, o projeto tem como objetivo transformar a educação por meio da inovação. Os alunos do 9º ano das Emefs passam por seis meses de aulas em um projeto custeado pelo Município, no valor de R$ 224.500,00. As aulas ocorrem no Senai Lajeado abordando inovação, engenharia e ciências exatas. Em 2021, 65 alunos se formaram no curso. No ano passado, foram 138 formandos.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Adriana Vettorello, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, do coordenador do Departamento de Inovação e Tecnologia, Cristiano Zanin, do gerente de Operações do Centro de Formação Profissional Senai Lajeado, Jerry Amarildo Hibner, e da coordenadora pedagógica do Centro de Formação Profissional Senai Lajeado, Cilene Machado Paraboa.

Bücker ressaltou a importância do desenvolvimento deste curso para a formação de mão de obra especializada. “O investimento da Administração Municipal neste curso busca atender a necessidade das empresas com mão de obra qualificada nesta área e também mostrar aos jovens que existem caminhos diferentes na educação pública. Os alunos do Trilhas são protagonistas daquilo que acontece na cidade. O curso não dá garantias, mas é o começo de quem já está no caminho do sucesso”, ressaltou.

A secretária de Educação agradeceu as escolas e equipes diretivas por se engajarem em proporcionar uma educação diferenciada para Lajeado. “Trilhar é caminhar por algo novo, é renovar. E acredito que o Trilhas da Inovação criou oportunidades para que os alunos, finalizando a trilha da educação básica, façam boas escolhas no futuro. Foram momentos de trocas de experiências, de conhecer novas pessoas e oportunidades. Que os alunos possam transformá-las em ainda mais conhecimento”, destacou Adriana.

“Parabenizo os formandos pelo esforço e pelo apoio das famílias, já que são muitos meses de aula além do turno normal da escola. É um esforço que vai trazer resultados daqui para frente. Aproveitem todo o conhecimento e as oportunidades que surgirem para estudar e evoluir”, destacou Cristiano Zanin.

- publicidade -