Fazenda Vilanova tem saldo positivo na geração de empregos 

632
Crédito: Divulgação

O município de Fazenda Vilanova encerrou os anos de 2021, 2022 e 2023 com o total de admissões superando o número de demissões, Isso representa a criação de mais de 140 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

O saldo é  fruto de ações realizadas pela Prefeitura de Fazenda Vilanova na área do desenvolvimento econômico e na qualificação da mão de obra.

Conforme o prefeito, Amarildo Luis da Silva, os números refletem as ações executadas pelo Poder Público Municipal desde 2021. “Assumimos o Município com o propósito de trabalhar pelas pessoas, sendo a geração de empregos uma das nossas maiores preocupações. Nossa localização privilegiada não condizia com índice negativo de empregos e, por isso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nos empenhamos em valorizar os empreendimentos locais, bem como buscar novos investimentos, sem esquecer das pessoas, oportunizando a elas a qualificação”, pontua.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Junior Maria, da mesma forma, ressalta a preocupação do Governo Municipal em oportunizar novos empregos no município. “Fazenda Vilanova tem a facilidade de estar às margens da BR-386, que por si só já é um atrativo para novos investimentos. Mas, só isso não é suficiente. Por isso, executamos várias ações que valorizaram as empresas locais e, é claro, atraíram novos empreendimentos, o que se refletiu diretamente na geração de novos empregos”, avalia.

Ações que resultaram no saldo positivo de empregos

Dentre as ações executadas para manter o saldo de empregos positivo, está a concessão do microcrédito, que em 2022 beneficiou 27 microempresas e pequenos empreendedores locais. Para atrair novas empresas, o Município conta com programas de incentivo, que contemplam horas/máquina para terraplanagem, isenções em tributos por determinado período, entre outros. Dentre as novas empresas, estão a Porto Carnes, a Carrocerias Kollen e o início da construção da segunda unidade do Paradouro Bortolini, desta vez no sentido Capital-interior.

Para facilitar a ampliação das empresas locais, bem como a instalação de novos empreendimentos, o Município adquiriu uma área de 11 hectares às margens da BR-386, com acesso pela rodovia ERS-128 (Via Láctea), para a implantação do primeiro condomínio industrial de Fazenda Vilanova. São 15 lotes à disposição. Além de estimular o crescimento econômico do município, o condomínio representa a oportunidade de geração de mais empregos à população.

Outro destaque é a plataforma Emprega+, disponível no site da Prefeitura. Ela permite que os municípios cadastrem seus currículos e possam se candidatar às vagas disponíveis. Da mesma forma, as empresas cadastram suas vagas e têm acesso aos currículos cadastrados, facilitando a intermediação entre candidato e empregador.

Para atender a demanda de mão de obra qualificada, o Município oportunizará à população interessada três cursos por meio do programa Qualifica RS, do Governo do Estado. Serão ofertados os cursos de Auxiliar de Cozinha, 40h; Básico de Corte e Costura de Calçado, 100 horas; e Montagem e Manutenção de Computadores e Informática Básica, 80 horas.

- publicidade -