Estrela dá largada ao Campeonato Municipal de Futebol

Sorteio recoloca Aimoré e Atlético Estrelense, finalistas de 2022 e 2023, novamente para abrir a competição

1510
Equipes e comissão organizadora da competição // Crédito: Carla Beckmann

O lançamento do Campeonato Municipal de Estrela foi realizado na noite desta quarta-feira (28/2), na Boate da Soges. O evento teve a apresentação das oito equipes participantes, dos apoiadores e o sorteio da primeira rodada, dividida entre dois domingos: 3 e 10 de março. Pelo segundo ano consecutivo, a taça de campeão homenageará um desportista: neste ano, será Rafael Orighella. A Imobiliária Nova Era patrocinará as bolas para os clubes.

A filha Elisângela Orighella falou em nome da família e agradeceu pela homenagem. Parabenizou o governo e a secretaria por incentivarem o esporte para as futuras gerações. “Isto faz toda a diferença”, disse. Relembrou momentos do pai na carreira esportiva e por deixar o legado para tantas gerações estrelenses.

O prefeito Elmar Schneider agradeceu ao Grupo Popular por acreditar desde o início da retomada do futebol amador desde 2022, chegando à terceira edição consecutiva. “O campeonato estava paralisado 11 anos e é difícil retomar. Fui num sábado pela manhã falar com Sílvio e Lucas, e de cara eles abraçaram a competição”, relembra.

Sobre o homenageado Rafael Orighella, o prefeito lembrou as dificuldades do passado, e os convites para jogar em Arroio da Seca. “Acompanhei toda a trajetória. Ele tinha muita vibração à beira do gramado. Futebol é para quem gosta, é paixão, é amor e é família. Agradeço a todos que compreenderam isso”, disse. Schneider ainda falou sobre a divulgação de Estrela pelo estado por meio do esporte.

O secretário de esportes, Joel Barcelos Mallmann, agradeceu a todas as equipes pelo ingresso na competição. “É gratificante. E vou pedir o mesmo: que as equipes, dirigentes, treinadores ajudem a arbitragem a manter a disciplina. Este é o segredo. Tivemos belos campeonatos, porque o padrão disciplinar foi elevado. Isso que a gente quer. Não queremos novas pausas. Queremos que perdure, porque enxergamos muita criançada e jovem querendo jogar. O poder público e os dirigentes precisam que só se faz com disciplina”, salienta.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ernani de Castro, falou da integração entre as comunidades como grande legado do esporte. “Que bonito ver o campo lotado, as crianças brincando. Desejamos a todos um grande campeonato”, destaca.

Sorteio dos jogos

1ª rodada – 3/3

Toca do Leão – Delfina

14h Delfinense x Arroio do Ouro

16h Aimoré x Atlético Estrelense

Complemento da 1ª rodada – 10/3

Bairro Boa União

14h São Luís x Amigos do Dossul

16h União x União/Sombras/Dossul

Fórmula

As oito equipes se enfrentam todas contra todas na primeira fase para apurar os cruzamentos das quartas de final, com sorteio dos locais dos jogos: Aimoré e Delfinense. Os cruzamentos serão do 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. As partidas apuram os semifinalistas para conhecer os finalistas. A equipe de melhor disciplina sedia os jogos semifinais. As finais serão em dois jogos, com a equipe mais disciplinada levando o segundo jogo para sua praça esportiva.

Clubes participantes e locais de jogos
Aimoré – Distrito da Delfina
Arroio do Ouro – Arroio do Ouro
Delfinense – Distrito da Delfina
União – Bairro Boa União
União/Sombras/Dossul – Bairro Boa União
São Luís – Linha São Luís
Atlético Estrelense – Bairro das Indústrias
Amigos do Dossul – Bairro Alto da Bronze

- publicidade -