Estrela inaugura a Trilha do Fritz no domingo

Evento que abre à comunidade o acesso ao novo espaço de lazer e contemplação da natureza e do Rio Taquari terá festa ao pôr do sol. Local ainda contará com lançamento de um “Chatbot” para auxiliar turistas

747
Crédito: Divulgação/AI Estrela

No domingo à tarde, dia 17 de março, será realizada em Estrela a inauguração da “Trilha do Fritz”, novo espaço turístico junto à orla do Rio Taquari na área entre a Escadaria de Estrela e o Parque da Lagoa, que pretende valorizar a natureza local e dar nova opção de passeio e contemplação a moradores e turistas. Na oportunidade, que contará com uma festa ao pôr do sol, também será lançado um “Chatbot”, aparelho preparado para passar informações, principalmente aos visitantes, sobre o município e auxiliar, por exemplo, na busca de restaurantes. O ato de inauguração inicia às 17h, com apresentações culturais. Entrada pelo Parque da Lagoa.

A trilha ecológica, batizada de “Trilha do Fritz”, é parte do projeto de desenvolvimento sustentável de 2021. Os primeiros passos para a sua concretização consistiram no levantamento topográfico, na avaliação da viabilidade do local e na reconstrução da vegetação nativa. O trecho de 300 metros percorre o Parque da Lagoa e a Escadaria, outros pontos tradicionais da cidade que têm a natureza como reforço.

Desenvolvimento sustentável

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq). O secretário da Sedis, Daniel Silva, frisa tratar-se de mais uma ação de um governo que tem seu olhar voltado para o desenvolvimento turístico sustentável. “Além de contemplar a natureza de forma geral, a gente quer trazer de volta os olhos da população para o rio”, observa Silva, ao lembrar que tudo foi desenvolvido por equipes técnicas da pasta e do Departamento de Meio Ambiente.

A Diretora de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, destaca a importância da preservação e recuperação da área da trilha, pois são pontos de contemplação do para o Rio Taquari. “A trilha também serve para conectar o Rio Taquari com a natureza, pois a maior parte dela é suspensa e intercalada com as árvores para manter a vegetação nativa no local, estamos revitalizando o espaço, plantando ainda mais árvores no local, além de valorizarmos o belo pôr do sol que pode ser visto daquele ponto”, detalha Tanara.

Inovação para auxiliar turistas

Silva destaca ainda outra novidade. “Junto da inauguração da própria trilha vamos lançar um projeto inovador, o “Chatbot”, desenvolvido pelo Ceiteq e que vai auxiliar os turistas na busca por restaurantes, postos de combustível e demais pontos turísticos de Estrela”, explica. 

Por que “Trilha do Fritz”?

O nome Trilha do Fritz é uma homenagem ao antigo empresário e líder comunitário de Estrela, Friedrich Wilhelm Seyboth, popularmente conhecido por “Tio Fritz”. Nascido em Joinville (SC) em 1926 e falecido em Porto Alegre em 2017, é filho de um mestre cervejeiro alemão que fez história em cervejarias que vieram a se tornar a tradicional Polar. Aos três meses foi trazido para Estrela para morar com os avós, pois sua mãe precisou retornar à Alemanha. Católico fervoroso, foi sempre grande apoiador de movimentos sociais ao lado de sua esposa Hilda Lydia Matte Seyboth. Sócio da Importadora Alto Taquari Ltda e da Corema – Comércio e Representações de Máquinas Ltda, trabalhou em ambas até a dissolução das empresas na década de 1990. Começou a trabalhar muito cedo carregando as malas dos viajantes que chegavam de vapor ao Porto de Estrela, onde hoje se situa a Escadaria. Foi dançarino do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs da Comunidade Evangélica de Estrela.

- publicidade -