Estrela promete programação especial na “Páscoa da Fé, União e Esperança”

Assim como fez com o Natal, Estrela quer fazer da Páscoa outra data para muitas comemorações, celebrações e atrações abertas ao público, com temática religiosa e não, e destinação solidária

738
Crédito: Divulgação/AI Estrela

A comunidade de Estrela pode se preparar para mais uma grande celebração de renascimento. Mas esta ainda mais especial, a partir do que está programado para a “Páscoa da Fé, União e Esperança”. Assim como fez com o Natal de Estrela nos últimos anos, só não realizado em 2023 em razão dos eventos climáticos, outra data especial para as famílias vai ganhar uma nova gama de atrações em caráter filantrópico. 

Na programação, eventos como o espetáculo “Tempo de Esperança”, do renomado diretor Pablo Capalonga, e que promete encantar os espectadores ao unir tradição, religiosidade e cultura; e a celebração da fé, esperança e solidariedade com o Padre Alessandro Campos. A programação tem cunho filantrópico e os alimentos arrecadados com ingressos serão repassados para campanhas assistenciais gerenciadas pelo Lions e Rotary de Estrela. Outras atividades paralelas, como das comemorações aos 200 anos da Imigração Alemã em Estrela e o Saint Patrick ‘s Day, organizado pela Acerva e agendado para o dia 23 de março, completam a programação paralela e geral.    

Oportunidades

A proposta do Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer já estava planejada para ocorrer em 2024, antes mesmo das enchentes de 2023, até como forma de valorizar o comércio e as tradições também nesta época do ano. Mas a iniciativa ganhou ainda mais força após o adiamento do Natal em Estrela após as tragédias do ano passado e quando surgiu o nome para as ações de recuperação do município das mesmas: “Renasce Estrela”.

“Por ser uma data que celebra o renascimento de Jesus, de renovação da fé e da esperança, decidiu-se pela realização da Páscoa de maneira ainda mais especial este ano, além do caráter filantrópico de modo geral”, frisa o secretário Joel Mallmann. “E vamos unir isso a tudo o que a data significa e gera, seja os sentimentos de paz, de esperança, seja na valorização da história e das tradições, como também uma excelente oportunidade de lazer para a população; e comercial para os mais variados eixos”, pontua.       

“Tempo de Esperança”

O espetáculo “Tempo de Esperança” será realizado no Centro Cultural Celso Brönstrup no dia 27 de março. Sob a ótica das origens alemãs no município, a apresentação contará a história da primeira Páscoa dos imigrantes alemães em solo estrelense. O espetáculo reunirá teatro, canto coral, arranjos musicais e danças, oferecendo uma experiência rica em emoções e memórias. Os Grupos Folclóricos de Estrela e o Grupo Vocal Cantantes fazem parte da encenação.

Os ingressos para o evento já estão disponíveis, e ocorrem mediante a troca de um quilo de alimento não-perecível. Cada CPF terá direito a adquirir até quatro unidades, sendo que os donativos serão destinados às campanhas sociais do Lions Clube de Estrela e Rotary. A troca dos ingressos é feita na Casa de Cultura e na recepção da Prefeitura de Estrela. O espetáculo contará com um elenco de 10 atores, além de grupos de dança e cantores, totalizando 50 artistas em cena, em uma preparação realizada ao longo de meses.

Celebração solidária

Também faz parte da programação a “Páscoa da Fé, União e Solidariedade”, a celebração com o Padre Alessandro Campos, programada para o dia 22 de março, no Parque Princesa do Vale, a partir das 20h, com entrada franca. Apenas será solicitada a doação de ao menos um quilo de alimento não-perecível por pessoa para as campanhas solidárias do Lions e Rotary. Por isso mesmo, neste caso específico, para marcar ainda mais o caráter solidário, o nome do evento ganha o termo “solidariedade”    

Decoração e Osterbaum

Já antes, dia 16, integrantes dos 22 núcleos do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) iniciarão a Decoração Osterbaum, no pátio do Centro Cultural. A mesma consiste em uma tradição germânica, de montar uma “árvore” com casquinhas de ovos pintados. Nos dias seguintes será a vez dos da Educação Infantil. Somente com eles serão mais de 700 ovos pintados.

O Osterbaum vem completar a decoração especial da cidade, realizada em sua grande maioria pelo barracão municipal da Setcel, empenhado já em outras ações semelhantes ao longo dos últimos anos, como o próprio Natal.

- publicidade -