Estado lança programação do Bicentenário da Imigração Alemã

747

Mais de 100 cidades gapuchas comemoram em 2024 a chegada dos primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. É o que consta na programação, organizada por uma comissão oficial integrada por mais de 60 instituições, anunciada na noite na quinta-feira (14/3), em evento na Sala de Recitais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Estão previstos mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, a gastronomia e a economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.

Entre as ações comemorativas, estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Ospa pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.

A secretária-adjunta da Cultura, Gabriela Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Ela afirmou que a união em torno das festividades é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas.

- publicidade -