Encantado realiza 3ª Via Sacra na Sexta-Feira Santa

A jornada seguirá até o Morro das Antenas, onde está localizado o Cristo Protetor de Encantado, monumento religioso emblemático da região. Neste dia, o acesso a estátua somente será permitido após o término da celebração religiosa.

1219
Crédito: Divulgação

A comunidade de Encantado e região do Vale do Taquari, está convidada a participar da 3ª edição da ‘’Caminhada Penitencial e Via Sacra’’, que ocorrerá na manhã de Sexta-Feira Santa (29/3). O evento é coordenado pela Paróquia São Pedro e tem o apoio da Associação Amigos de Cristo Protetor de Encantado, terá início às 5h30 da manhã, em frente ao painel do Imigrante da Igreja Matriz do município. Também participará da caminhada o Movimento do Cursilho e dos Jovens.

A jornada seguirá até o Morro das Antenas, onde está localizado o Cristo Protetor de Encantado, monumento religioso emblemático da região. Neste dia, o acesso a estátua somente será permitido após o término da celebração religiosa.

No ano passado, a Via Sacra em Encantado reuniu centenas de fiéis, que percorreram as ruas da cidade em clima de oração e reflexão. A celebração foi conduzida pelo padre Genoir Pieta, pároco da Igreja São Pedro. Este ano, a expectativa é de que a participação seja ainda maior.

A Via Sacra é uma devoção que consiste em percorrer 14 estações que representam os momentos finais da vida de Jesus Cristo, desde sua condenação até sua morte e ressurreição. Ao longo do trajeto, os participantes meditam sobre os sofrimentos de Cristo e refletem sobre o significado da fé cristã.

Serviço

• O que: Via Sacra
• Quando: Sexta-Feira Santa, 29 de março de 2024
• Horário: 5h30 da manhã
• Local de saída: em frente ao painel do Imigrante da Igreja São Pedro, centro de Encantado
• Destino: Cristo Protetor de Encantado
• Observação: o evento ocorrerá independentemente do clima, seja chuva ou sol

Sobre a Via Sacra

A Via Sacra, também conhecida como Via Crúcis, é uma devoção católica que consiste em percorrer 14 estações que representam os momentos finais da vida de Jesus Cristo. A tradição remonta aos primeiros séculos do cristianismo e é praticada por fiéis de todo o mundo.

As 14 estações da Via Sacra são

  1. Jesus é condenado à morte
  2. Jesus carrega a cruz
  3. Jesus cai pela primeira vez
  4. Jesus encontra sua Mãe
  5. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
  6. Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Jesus cai pela segunda vez
  8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Jesus cai pela terceira vez
  10. Jesus é despojado de suas vestes
  11. Jesus é pregado na cruz
  12. Jesus morre na cruz
  13. Jesus é descido da cruz
  14. Jesus é sepultado

A Via Sacra é um momento de oração e reflexão sobre o sofrimento de Jesus Cristo e o significado da fé cristã. É também uma oportunidade para os fiéis meditarem sobre seus próprios sofrimentos e encontrarem força e esperança na fé.

Outras informações:

A coordenação geral da Caminhada Penitencial da Via Sacra está a cargo da Paróquia São Pedro e conta com o apoio da Associação Amigos do Cristo Protetor.

A Paróquia atua através de uma comissão presidida pelo pároco e formada por representantes de todas as comunidades das pastorais e movimentos, e também de um representante da Prefeitura Municipal.

A organização prática e o acompanhamento da caminhada estão a cargo do Movimento do Cursilho e dos Jovens.

A coordenação geral das encenações das estações da Via Sacra está sob a responsabilidade das professoras Vanessa A. Gianezini, Leine Verner e Rosane Bagatini.

O texto, cantos e músicas foram preparados pelo Pe. Genoir Pieta e equipe.

O som estará a cargo da Paróquia.

A divulgação da caminhada está sendo realizada pela Associação Amigos do Cristo, Paróquia São Pedro, por outras pessoas e entidades.

- publicidade -