“Estrelas do Conhecimento” é case da South Summit Brazil

Feira de Educação estrelense será apresentada na South Summit Brazil, que deve receber mais de 24 mil pessoas em Porto Alegre de 20 a 22 de março .

1192
Crédito: Divulgação

A Feira Estrelas do Conhecimento projeta seus primeiros passos em nível nacional e até mesmo internacional. A feira estudantil estrelense que baseia a educação na “inovação, ciência e tecnologia” é um dos cases escolhidos para serem apresentados na South Summit Brazil, que de quarta a sexta-feira (20 a 22 de março) receberá mais de 24 mil pessoas de até 50 países no Cais Mauá, em Porto Alegre, naquele que já é considerado o maior evento de inovação da América Latina.

Na programação, está prevista a participação de 600 palestrantes, sendo 125 internacionais de diversas nacionalidades. O evento também conta com mais de mil investidores, 140 fundos de investimentos e 7 mil empresas. Mais de 2 mil startups de 80 países se inscreveram para a Competição de Startups de 2024, considerada um dos pontos altos da programação. Dessas, 50 (27 brasileiras e 23 do exterior, de 15 países) foram selecionadas para a final.

A montagem da estrutura no Cais Mauá começou em fevereiro e segue em ritmo intenso. De forma geral, a área do evento foi ampliada de 25 mil metros quadrados, em 2023, para 38 mil metros quadrados nesta edição. Serão ocupados quatro armazéns (um a mais que no ano passado) e haverá mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições.

Estrela presente

Selecionada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS como case de inovação na área educacional, a feira estrelense ficará exposto no espaço Marketplace durante a tarde de quinta-feira (21). A cargo dos coordenadores Ângela Kuhn e Rodrigo Ramminger, o objetivo será detalhar aos desenvolvedores, empresários, representantes comerciais e também de instituições acadêmicas e filantrópicas, além de visitantes e geral, a metodologia do projeto estrelense, que entre outras propostas incentiva a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos desde a educação infantil.

Um histórico das edições, que já envolveram cerca de 900 trabalhos, como também a e evolução e os bastidores da terceira edição, que já é trabalhada nas escolas, serão apresentados, até como forma de angariar novos parceiros, apoiadores e patrocinadores. A Secretária Municipal de Educação, Elisângela Mendes, e outros representantes do governo irão compor a comitiva estrelense.

O que é a Estrelas do Conhecimento

Promovida pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com organização da Lume Eventos e com patrocínio master do Sicredi, Banrisul e BRDE e apoio de diversas frentes, entre eles do Governo do Estado, a “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento” é um encontro estudantil municipal e regional que proporciona uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer tendo os jovens estudantes como os principais protagonistas, e também maior público-alvo, mas não somente este.

Em um aprimoramento da receita de sucesso de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao Porto de Estrela, a edição 2023 baseou sua realização em três bases ao longo de quatro dias. A principal, a Mostra de Trabalhos, com mais de cem projetos no total, divididos em duas etapas: a Municipal e a estreia da Regional, dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região. Outras duas foram o espaço “Estrelinhas do Conhecimento”, voltado à Educação Infantil; e o “Palco Cultural”, com uma vasta e diversificada programação de palestras, apresentações e interações.

Espaços e atividades de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates e o Museu da PUC, estiveram mais uma vez presentes, reforçados ainda por atrações proporcionadas pelo Sesi, Senai, Sebrae Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSUL), com experiências interativas de robóticas, 3D, eletricidade entre outras dezenas atividades científicas e tecnológicas. Foram contabilizados cerca de 18 mil acessos oficiais ao Porto de Estrela – cerca de seis mil a mais que na estreia –, considerando que muitas crianças e outros visitantes retornaram mais de uma vez.

- publicidade -